PUBLICIDADE

Acordo (parcialmente) inoportuno

Por Valter Nogueira

O acordo anunciado nesta sexta-feira (22) pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, dando conta de que o partido Republicanos aceita que o candidato a vice do governador João Azevêdo seja indicação do Progressistas traz, a princípio, o selo da paz entre PSB e Republicanos. Porém, quanto à contrapartida, o pacto parece algo – parcialmente – inoportuno.

O anúncio foi feito logo após o encontro entre o governador Azevêdo e lideranças do Republicanos, na Granja Santana.

Primeiro, foi revelado que o partido do deputado Hugo Motta na Paraíba deve receber maior participação na gestão estadual – como compensação, é claro.

Até aí, tudo bem!

O nó da questão consiste na máxima: “…assim como manter a presidência da ALPB”.

Em outras palavras, o Republicanos quer a garantia de apoio do governador ao projeto de Adriano Galdino de permanecer na presidência do poder legislativo do Estado.

Fora de tempo

Garantir a presidência da Casa Epitácio Pessoa a Adriano Galdino ou a qualquer outro deputado da atual Legislatura é algo fora de tempo. A eleição para cargos eletivos ainda não aconteceu, está agendada para outubro próximo. E tudo dependerá dela (da eleição).

Formatar acordo do tipo no tempo atual é, no mínimo, temeroso. Não há garantia possível, pois tudo, neste caso particular, depende, primeiro, dos atores envolvidos no pacto serem reeleitos em outubro.

Hipótese

Mesmo na perspectiva de vitória de João Azevêdo no pleito próximo, e da reeleição de Galdino, a consolidação do acordo passará, inevitavelmente, por outros crivos. João e Adriano terão de combinar com os demais deputados eleitos para a próxima Legislatura.

A expectativa é de renovação na Casa Epitácio Pessoa. E os novatos, como virão? Que novas ideias de política trarão à Casa?

Veteranos

De pronto, o acordo foi rebatido pelo deputado decano Tião Gomes. Ele postula o cargo, também. Por estar no nono mandato, diz ser candidato pelo critério de “merecimento”, por assim dizer.

Tião Gomes já tentou chegar à presidência da ALPB por mais de uma vez – e preterido, diga-se passagem.

Última

O futuro a Deus pertence, diz a sabedoria popular.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.