Por Valter Nogueira
Não há mais dúvidas! O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou claro qual é o seu palanque na Paraíba, a partir do ato político realizado na tarde da última terça-feira (2), no Parque do Povo, em Campina Grande.
Em outras palavras, o candidato a governador de Lula na Paraíba é Veneziano Vital do Rêgo (MDB) – prego batido, ponta virada!
Para senador, não há novidade: Ricardo Coutinho.
A presença de Lula (PT) no ato em Campina se traduziu como formalização de apoio às candidaturas de Veneziano e Ricardo Coutinho, respectivamente, ao Governo e Senado. E tal ato, sem tirar nem por, alavanca a campanha de Veneziano e fortalece a de Ricardo Coutinho.
Contraponto
Por outro lado, a postura assumida pelo líder petista deve gerar consequências, leia-se, insatisfação no seio do grupo político capitaneado pelo governador João Azevêdo. João é candidato à reeleição e eleitor declarado de Lula.
Ao tomar partido por Veneziano, Lula não levou em conta o potencial político do governador Azevêdo. O chefe do Executivo reúne em torno de sua candidatura um arco de 12 partidos. O gestor conta também com o apoio de parte das legendas da denominada Frente de Esquerda: PV, PCdoB e Rede.
E tem mais: o vice de Lula, Geraldo Alckmin, é do mesmo partido de Azevêdo – confirmou presença na convenção do PSB, nesta sexta-feira (5), em João Pessoa.
Última
Só o futuro poderá aquilatar a dimensão da posição atual do presidenciável Lula.