Por Valter Nogueira
Faltando apenas uma semana para a eleição, na Paraíba a última pesquisa de opinião pública aponta que o pleito no Estado será decidido no segundo turno, entre os candidatos João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB). Trata-se da consulta IPEC (ex-Ibope) divulgada pela Rede Paraíba de Televisão na semana passada.
De acordo com os números do instituto IPEC, João dispara com 44% das intenções de voto, seguido por Pedro Cunha Lima (20%) e Veneziano Vital (MDB), com 15%. Em terceiro lugar aparece o comunicador Nilvan Ferreira, com 14%.
É inegável que, em eleição, por vezes, o cenário muda da noite para o dia. Por essa razão, não será novidade se, de repente, Veneziano ultrapassar Pedro na undécima hora.
Senado
A novidade da consulta IPEC recai sobre a “briga” pela única vaga do Estado ao Senado Federal. O candidato Efraim Filho (União Brasil) encosta de vez no ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que até então liderava com folga a disputa.
Ricardo recuou e está com 27%, conforme o instituto, o que mostra empate técnico com Efraim Filho (25%). A queda de Ricardo se dá, em grande parte, devido as sucessivas derrotas no campo judicial. Ele luta nos tribunais para reverter a condição de inelegível.
A candidata do esquema governista, Pollyanna Dutra (PSB), surge em terceiro lugar, com 12%.
Segundo turno
Na disputa majoritária, todo mundo sabe que o segundo turno é uma nova eleição. Porém, quando um candidato passa disparado para a etapa final, com uma vantagem considerável sobre o segundo colocado, dificilmente perde o pleito.
Por outro lado, quando o placar é apertado, quando a diferença é mínima, o primeiro colocado corre grande risco de perder o posto. Isto é, o segundo colocado tem grandes chances de virar o jogo.