PUBLICIDADE

Eliza compartilha fake news em que Bolsonaro teria ‘zerado’ em cidade do AM; presidente recebeu 8 mil votos no local

A suplente de deputada federal Eliza Virgínia (PP) reproduziu em seu Instagram uma fake news a respeito da eleição presidencial que deu vitória a Lula (PT), como forma de confundir a opinião pública sobre a lisura do pleito. Na postagem, uma mulher com roupas tradicionais do povo indígena afirma que na sua cidade, Manicoré, no estado do Amazonas, o candidato Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, não recebeu nenhum voto.

No entanto, dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que a cidade teve 8.056 votos a favor de Bolsonaro no dia 30 de outubro. Lula foi o candidato mais votado, com o apoio de 15.172 eleitores.

O vídeo compartilhado por Eliza foi publicado por um corretor de imóveis de João Pessoa. Na legenda da postagem, ele chama o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de “ladrão de votos” e usa a hashtag #brasilwasstolen, em referência a uma suposta fraude eleitoral que teria ocorrido no pleito presidencial. Ele também marca perfis relacionados às Forças Armadas.

Antes da publicação desta matéria, o dono do perfil que compartilhou a fake news privou o acesso ao seu Instagram e não é mais possível ter acesso à postagem.

A notícia foi publicada em primeira mão pelo portal PBAGORA, com a assinatura do jornalista e articulista Felipe Rojas.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.