No dia 15 de novembro de 1982, há exatos 40 anos, o engenheiro agrônomo Tião Gomes venceu a primeira eleição de sua vida e se tornou prefeito da cidade de Areia, no Brejo da Paraíba, com mais de 30% dos votos, em uma disputa com outros cinco candidatos.
Natural de Pombal, no sertão paraibano, Tião chegou a Areia aos 18 anos de idade e cursou Engenharia Agrônoma na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), se encantou pela cidade e decidiu iniciar sua vida política para poder contribuir com o desenvolvimento do município que o acolheu com tanto amor e respeito. Após realizar um mandato histórico e de muito trabalho como prefeito, em 1990 elegeu-se deputado estadual. Atualmente, está no oitavo mandato como parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Em um dos seus pronunciamentos na tribuna da Casa Epitácio Pessoa, o deputado demonstrou toda sua gratidão ao município e aos moradores.
“Areia já governou a Paraíba 19 vezes, Areia que tem o escritor e ex-ministro, homem que representava a Paraíba com muito orgulho, José Américo de Almeida. Areia que na semana passada me orgulhei quando assistia o Fantástico que dizia, está ali a ‘Mona Lisa do Brasil’, aquela pintura da independência feita pelo escritor e pintor José Américo, são 40 metros por 7 a tela, uma questão que vemos a importância de Areia para a cultura e para a história do nosso estado e do nosso Brasil. O quadro pintado por Pedro Américo, filho de Areia, está no Museu do Ipiranga em São Paulo desde 1888. Areia que deu a Paraíba o primeiro Arcebispo, Dom Adauto, Horácio de Almeida e tantos outros, o Hino da Paraíba foi escrito por um areiense, Aurélio de Albuquerque. Isso mostra que a história de Areia se confunde com a história da Paraíba e do Brasil. Por isso, me sinto imensamente honrado por ser representante de uma cidade tão significativa e que me acolheu como um verdadeiro filho. Areia, eu te amo”, afirmou o Tião Gomes.
Eleição de 1990 elege 11 prefeitos para Assembleia Legislativa
Após um mandato de prefeito aprovado pelo povo, Tião concorreu em 1990 ao cargo de deputado estadual e foi eleito com uma expressiva votação. Na mesma eleição, alguns prefeitos do Brejo também concorreram ao legislativo estadual sendo eleitos Arnóbio Viana (Solânea), Tarcísio Marcelo (Belém) e o saudoso Zenóbio Toscano (Guarabira), juntos atuaram pelo desenvolvimento da região. No total, onze prefeitos da Paraíba foram eleitos deputados, Tião é o único que permanece até hoje no Legislativo.