PUBLICIDADE

ESTAÇÃO CIÊNCIA: abandono e descaso com o equipamento turístico continuam na gestão Cícero Lucena

Por Valter Nogueira

Estação das Artes – extensão da Cabo Branco – também está em situação precária

O descaso da administração municipal para com a Estação Ciência Cabo Branco, iniciado no governo do prefeito Luciano Cartaxo, tem seguimento agora na gestão Cícero Lucena. Vereadores de João Pessoa visitam o local e voltam a constatar abandono da Estação; equipamento leva a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer.

Pela segunda vez – após quatro anos –, vereadores da oposição da Capital visitaram a Estação Ciência Cabo Banco, onde se depararam novamente com o estado de completo abando e situação precária do equipamento turístico. A Estação pertence à Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Na última quarta-feira (23), os parlamentares Marcos Henriques (PT) e Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) estiveram fiscalizando a situação da Estação Ciência e, segundo relato destes, “o quadro no local não é bom”.

blankDe acordo com os vereadores, a estrutura principal, onde fica o mirante, continua interditada já há um bom tempo, coisa de quatro a seis anos, impossibilitando a visita de turistas e a utilização da parte cultural e científica. No local, eram realizadas exposições de artes e ciência.

Os parlamentares visitaram, também, a Estação das Artes; o prédio é uma extensão da Estação Cabo Branco.

“A Estação das Artes está fechada, abandonada, com auditórios inutilizados, obras de artes amontoadas, junto com móveis, utensílios em um quadro de completa deterioração e lixo”, relatou Marcos Henriques por meio de vídeo publicado em suas redes sociais.

Para Marcos Henriques, líder da oposição, não faz sentido que um equipamento tão importante não esteja em condições de uso pela população e pelos turistas.

blank“Encontramos aqui uma situação vergonhosa, que traz um prejuízo enorme para o município, onde deveríamos ter um fluxo de visitantes enorme, fortalecendo o turismo e, mesmo, a parte científica, educacional e cultural da cidade, sem falar que se trata de uma obra assinada por Oscar Niemeyer. Um patrimônio histórico da cidade, realmente inadmissível a situação que encontramos aqui”, protesta o vereador.

Marmuthe Cavalcanti também expressou indignação ante a realidade de abando. “Compartilho da decepção em encontrar um equipamento de grande utilidade pública para a comunidade e para os que visitam nossa cidade, nesta situação de completo abandono”, desabafa.

Cobrança

Ainda na publicação, Marcos e Marmuthe garantem que a caravana da oposição cobrará providências para que se tomem providências e seja acelerado os processos de licitação para obras no local. Destacam que “continuará seu trabalho de fiscalização, por uma João Pessoa melhor e para a sua população”.

Cronograma do Abandono

A primeira vez ocorreu em 2028, ainda na gestão do então prefeito Luciano Cartaxo. Na ocasião, a denominada ‘Caravana da Oposição’ visitou a Estação Cabo Branco. A visita ocorreu na manhã do dia 16 de janeiro. No local, os vereadores encontraram uma situação precária no equipamento turístico.

Até mesmo um banheiro para deficientes foi flagrado sendo utilizado como copa em um dos principais cartões postais da capital paraibana.

À época, os vereadores chegaram à conclusão de que o desinteresse da gestão de Cartaxo em manter a estrutura turística em pleno funcionamento poderia ter uma conotação política.

A obra foi realizada pelo então prefeito Ricardo Coutinho. E, repentinamente, abandonada pela Prefeitura de João Pessoa. Tal realidade remeteu os parlamentares a um viés político o fato de Cartaxo não ter mantida em pleno funcionamento uma obra que foi feita em outra gestão.

Descaso continua na gestão Cícero Lucena

blankO descaso é lamentável – e continua agora na gestão do prefeito Cícero! O abandono não só priva os turistas, mas também o pessoense de desfrutar do ponto turístico e equipamento importante de lazer, arte e cultura que, até pouco tempo, atraia grande número de visitantes, promovendo emprego e renda para cidade de João Pessoa.

Obra emblemática

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 3 de julho de 2008, na administração do prefeito Ricardo Coutinho. Menos de dez anos após sua inauguração, a estrutura turística enfrenta problemas estruturais. Mais do que isso, enfrenta o descaso da gestão atual do Município.

Resumo

A nossa reportagem (Blog do Valter Nogueira) foi ao local e constatou que, na realidade, o prédio principal está descuidado, precisando de pintura e de reparos. O corrimão da rampa de acesso e os vidros de proteção estão quebrados e com as partes metálicas enferrujadas. O acesso ao teto panorâmico também apresenta marcas de abandono e descaso.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.