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ECONOMIA: Governo Lula quer fortalecer pequeno empresário

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja a implementação de uma série de medidas para fortalecer as micro e pequenas empresas. As ações, que vão desde oferta de crédito à estratégias para impulsionar a exportação, têm como objetivo criar novos empregos.

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os pequenos negócios criaram 93,5% das vagas com carteira assinada em novembro de 2022. No acumulado de janeiro a novembro, as microempresas foram responsáveis por 1,8 milhão dos novos postos de trabalho.

“Vamos impulsionar as pequenas e médias empresas, potencialmente as maiores geradoras de emprego e renda, o empreendedorismo, o cooperativismo e a economia criativa”, afirmou Lula em seu discurso de posse no Congresso Nacional.

Entre as medidas previstas por Lula, está a implementação do programa Empreende Brasil, que propõe facilitar o acesso ao crédito para mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas que estão inadimplentes.

A proposta tem 5 pilares:

facilitar o acesso ao crédito – com a criação de novas linhas de financiamento;
regras claras – possibilitando melhores relações de trabalho;
mudanças no BNDES – retomar o Cartão de Crédito do BNDES para financiar os investimentos das micro, pequenas e médias empresas e dos empresários individuais, inclusive microempreendedores individuais, os MEIs;
conter o endividamento – ajudar empreendedores que se endividaram durante a pandemia;
reserva de mercado – reservar parte das compras governamentais a pequenas e médias empresas.

Durante a campanha, o presidente disse que os bancos estatais devem ofertar crédito para os microempreendedores. A lista de órgãos que podem cumprir essa missão inclui BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

Lula também deve criar consórcios para impulsionar a exportação de bens e serviços de micro e pequenas empresas para outros países. De acordo com a equipe econômica que participou da transição, as exportações dos pequenos negócios correspondem somente a 1% do total dos bens e serviços enviados ao exterior, e os consórcios têm como objetivo ampliar esse número.

Fonte: Poder360

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Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.