Por Valter Nogueira
Político experiente, o deputado Adriano Galdino não abaixa a guarda ao manter-se vigilante quanto à eleição da futura mesa diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no próximo dia 1º de fevereiro. Até o momento, Galdino é candidato único à presidência da Casa Epitácio pessoa – aos dois biênios.
Informações preliminares dão conta que mais de 30 deputados já manifestaram publicamente apoio ao projeto do atual chefe do Legislativo estadual.
“Eleição requer atenção permanente!”, declarou o presidente do Poder Legislativo em recente entrevista à imprensa.
A frase de efeito de Galdino ocorre em relação à vigilância adotada pelo parlamentar, como forma de manter os apoios conquistados até o momento.
Em eleição, não é recomendável perder votos.
Em tese, Adriano voa em céu de brigadeiro – situação confortável. No entanto, apesar da confiança, a postura vigilante indica que o processo merece atenção permanente para evitar surpresas.
Eleição & Traição
Eleição de mesa em casas legislativas tem rastro de traição. De quando em vez, os pleitos reservam surpresas desagradáveis de última hora.
A propósito, Adriano Galdino carrega em suas vestes políticas a nódoa de uma recente traição. Falo da eleição de 2019, na Casa Epitácio Pessoa. À época, havia um acordo para eleger Galdino presidente, no primeiro biênio, e Hevázio Bezerra, para o segundo.
Resultado: Adriano, com o apoio de alguns outros colegas, quebrou o acordo e deu uma “rasteira” em Hervázio no dia da eleição. Galdino foi eleito para os dois biênios e preside a Casa até hoje.