Por Valter Nogueira
O ato protagonizado pelo govenador João Azevêdo (PSB), na noite desta quarta-feira (18), com a revelação de novos auxiliares tem o viés da denominada “acomodação política”, por assim dizer, pois traz para o novo governo nomes de políticos que não obtiveram êxito nas eleições passadas. É o caso da deputada Pollyanna Dutra (PSB), confirmada para a Secretaria de Desenvolvimento Humano.
Pollyanna substituirá Tibério Limeira, que passará a comandar a Secretaria de Administração do Estado. A propósito, a indicação de Pollyanna para a SDH já era dada como certa. Ela foi candidata a senadora, na chapa de João.
Por outro lado, era certo também que Tibério Limeira seria removido, mas para um bom lugar. Afinal, foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa do governador.
Outro político que integrará o governo João Azevêdo II é o ainda deputado federal Frei Anastácio (PT). Ele comandará a Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, tendo Bivar Souza Duda como adjunto.
Anastácio integrou o grupo dissidente do PT; apoiou João para governador na eleição de outubro passado. Era “Lula lá, e João Cá”.
João Alves seguirá na Secretaria da Administração Penitenciária, e João Paulo Barros na secretaria executiva. João Paulo Freire foi designado para a Secretaria Executiva da Articulação Política.
Educação
Os holofotes se voltam agora para a Secretaria da Educação. O Republicanos reclama o cargo de secretário.
Novos nomes
Ainda falta alguns nomes do rol dos políticos que ficarão sem mandatos a partir de 1º de fevereiro. Contudo, como bem disse o governador, os nomes serão anunciados paulatinamente.