Tecnologia & Comportamento: Plataforma de design gráfico vira febre, gera economia e entretenimento

-

Por Kelyanne Carvalho

Quem antes precisava contratar um profissional da área de Design Gráfico para criar uma simples arte, como posts para as redes sociais, agora passou a aderir ao Canva. A plataforma online virou uma febre e conquista inúmeros adeptos no dia a dia.

- Continua depois da Publicidade -

Além de economizar criando sua própria logomarca (ou outro recurso disponível) de bem forma fácil e gratuita, é possível ainda aprender e trabalhar se divertindo.

Mas, exatamente, o que é o Canva? Trata-se de uma ferramenta virtual de criação de design gráfico que pode ser acessada através de Android, IOS ou mesmo pela web. Através dela é possível criar imagens e vídeos com os recursos presentes na biblioteca (imagens, fontes, texturas, ícones e outros elementos gráficos).

Pode-se começar de um arquivo em branco ou encontrar mais de 250 mil templates disponíveis para diferentes situações, como publicações em redes sociais, cartão de visita ou de aniversário, convites de casamento, logotipos, etc.

O Canva é bem simples de ser utilizado porque tem uma interface intuitiva e um grande catálogo de modelos personalizáveis, permitindo a criação de peças visuais de forma gratuita em sua conta. Qualquer pessoa pode utilizar as ferramentas de edição da plataforma. Basta cadastrar uma conta no Canva.

Foi o que fez Rafaela Carla. Ela iria contratar um designer gráfico para fazer as artes do casamento e acabou economizando R$ 200.

“Eu achava que era muito complicado, até que tentei e agora estou viciada no Canva. Passo horas criando, e é divertido! Decidi fazer, eu mesma, toda a arte gráfica do meu casamento: convite, tags, menu, tudo”, conta Rafaela.

A engenheira Melissa Lira também aderiu à plataforma. Todas as artes das redes sociais profissionais dela são feitas através dessa ferramenta. “Eu gosto de mexer no Canva pelo computador que é ainda mais fácil de usar do que pelo telefone”, afirma.

Excelente alternativa para facilitar o trabalho em equipe, o Canva também pode ser utilizado como ferramenta colaborativa, com edições e comentários em tempo real. Uma conta gratuita pode criar até 20 equipes, com limite de 3 mil integrantes em cada uma. As produções são salvas na nuvem do aplicativo, com 5 GB disponíveis para armazenamento.

Aparentemente, o uso dessa plataforma em alta pela população em geral trouxe apenas desvantagem para os profissionais da área de Design Gráfico, afinal, “qualquer um poderia fazer o trabalho de um designer”. Mas, não é bem assim! Esses profissionais são os mais beneficiados com as inúmeras vantagens do Canva Pro que facilitam o trabalho diário deles.

É que a versão Pro disponibiliza recursos exclusivos e uma biblioteca maior de elementos gráficos, através de uma assinatura paga. A adesão aos planos pagos é disponível para qualquer pessoa.

Missão

Lançado em 2013, o Canva tem a missão de garantir que qualquer pessoa no mundo possa criar um design para publicar. Conhecido em 190 países, já possui mais de sete bilhões de designs criados. Mais informações no site https://www.canva.com/ .

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui