Em Joinville: Estudantes da Capital iniciam nesta sexta (6) avaliação para vaga na Escola do Teatro Bolshoi

-

Os 20 estudantes da rede municipal de ensino de João Pessoa que foram anunciadas pelo prefeito Cícero Lucena como as escolhidas para representar a Capital na seletiva oficial para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), começam nesta sexta-feira (5) a passar pelo processo de avaliação, no turno da tarde.

As 11 meninas e 9 meninos irão disputar bolsas de estudos enfrentando crianças de outros 12 estados do Brasil. Nesta sexta, eles passarão pela avaliação médico-fisioterapêutica, onde profissionais fisioterapeutas, médicos e professores de Educação Física irão analisar a postura, habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca, percentual de massa corpórea, musculatura e articulações.

- Continua depois da Publicidade -

“Na parte de fisioterapeutas tem uma parte específica que tem professor de dança e fisioterapeuta que irá analisar tudo isso: força da criança, musculatura e articulações. As que não forem aprovadas nessa avaliação desta sexta, infelizmente, não avançam para a próxima etapa que acontece já neste sábado”, explicou a coordenadora de comunicação da Escola do Teatro Bolshoi, Albenize Ballen Bueno.

O resultado dos classificados nessa primeira etapa será anunciado durante a noite desta sexta-feira pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Próxima etapa

Neste sábado (6), será avaliada a parte artística onde os alunos irão passar por três provas: cognitiva, que irá analisar as habilidades intelectuais da criança; musical, que analisa o ritmo e musicalidade; e a artística, que é formada por uma banca de avaliadores russos e brasileiros do Bolshoi, feita através de uma aula lúdica onde os alunos farão movimentos de dança com articulações e força.

Expectativa

As crianças também estão tendo a possibilidade de realizar um sonho, como é o caso da estudante da Escola Municipal Antônio Santos Coelho, Thycianne Esther. “Estou muito feliz em poder estar nessa avaliação. Para mim, está sendo um sonho porque minha mãe nunca teve condições de me colocar em uma escola de balé”, afirmou.

Emilly Kauane Rodrigues Silva, aluna da Escola Municipal Padre Leonel da Franca, falou da ansiedade para a apresentação. “Eu já estou feliz só em estar aqui. Agora é ter calma na avaliação de hoje para que eu e meus colegas possamos avançar para a próxima fase”, falou confiante.

Selecionados

 As crianças escolhidas pelo Ballet vão morar em Santa Catarina por oito anos sem qualquer custo para os pais. Isso é possível a partir do convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Além dos custos com moradia, a Prefeitura garante uma coordenadora de apoio durante todo o período da formação.

Fonte: Secom-PMJP

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui