Pollyanna Dutra levanta o alerta para o esgotamento profissional decorrente da pandemia

-

A deputada Pollyanna Dutra levantou, nesta quarta-feira (10), o alerta para as síndromes potencializadas pela pandemia, a exemplo da Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional. Para debater o tema e potencializar a importância de não negligenciar esses problemas, a parlamentar propôs o Projeto de Lei nº 960/2019, que institui a Semana Estadual de Combate e Conscientização à Síndrome de Burnout.

A matéria foi aprovada por unanimidade durante a 47ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta quarta-feira (10).

- Continua depois da Publicidade -

Conforme Pollyanna Dutra, cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a doença, segundo a International Stress Management Association do Brasim (Isma).

“Podemos dizer que, de fato, a pandemia potencializou a exaustão profissional, sobretudo junto às mulheres. Nós assumimos inúmeras funções e trabalhamos mais do que nunca, da hora que acordamos à hora que vamos dormir, tudo isso associado à rotina familiar, que também exige muito de nós. Acreditamos ser imprescindível colocar esse debate em pauta, bem como pensar em formas de tratar uma população que sairá disso tudo extremamente sobrecarregada”, destacou a parlamentar.

Projeto

De acordo com o PL 960/2021, fica instituída no âmbito do Estado a Semana Estadual de Combate e Conscientização à Síndrome de Burnout, a ser celebrada anualmente na semana em que constar o dia 16 de outubro.

Por meio da Lei, se determina que o poder público e a sociedade civil poderão promover debates e eventos, a fim de estimular a conscientização, prevenção, controle e orientação acerca da síndrome, estabelecendo um marco para abordagem da doença e divulgando as políticas públicas desenvolvidas para o enfrentamento da enfermidade.

Agora, após aprovada, a matéria seguirá para sanção por parte do governador João Azevêdo.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui