Covid-19: Brasil fechará fronteiras para seis países devido a variante Ômicron

-

Preocupados com a descoberta da mais nova variante da coronavírus (a Ômicron), identificada na África do Sul, o Brasil fechará as fronteiras aéreas para passageiros vindos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia). A restrição passa a valer a partir da próxima segunda-feira (29).

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. A portaria deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União deste sábado (27). “Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país”, disse o ministro.

- Continua depois da Publicidade -

A decisão brasileira foi uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao governo, seguindo o exemplo de outros países como o Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia.

Variante Ômicron

A nova variante do coronavírus foi declarada na sexta (26) uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A B.1.1.529 (variante Ômicron), preocupa, pois tem 50 mutações – algo nunca visto antes -, sendo mais de 30 na proteína S (spike) – a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19.

A Ômicron é muito diferente das demais variantes que já circularam. Mas, ainda é cedo para dizer o quão transmissível ou perigosa é essa variante e seu efeito sobre as vacinas já desenvolvidas.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui