Aeroporto Castro Pinto terá mais posições de aeronaves e espaços ampliados

-

O Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, será reformado e ampliado. A Aena – empresa espanhola responsável pela administração do terminal – divulgou recentemente detalhes das intervenções.

O aeroporto vai passar de cinco para oito posições de aeronaves. Entre estas, duas delas serão para embarques e desembarques por pontes móveis de contato, chamadas de ‘fingers’.

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com a empresa, a reforma vai garantir  8,8 mil metros quadrados do equipamento renovados; uma nova área, de 3,7 mil metros quadrados, será construída, ampliando o espaço edificado para 12,5 mil metros quadrados.

As obras fazem parte da fase 1B do contrato de concessão firmado entre a concessionária e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Na lista de modificações, a ampliação do pátio, que ganha mais 11 mil metros quadrados, e da pista de táxi, que será ampliada em mais de 5,5 mil metros quadrados.

As salas de embarque também serão ampliadas, passando de 495 para 1,3 mil metros quadrados.

A área reservada para inspeção de segurança de bagagens vai sair de 18 para 135 metros quadrados. Os saguões de embarque e desembarque passam de 1,1 mil metros quadrados para mais de 1,9 metros quadrados.

A obra de reforma prevê ainda dois novos balcões de imigração – indo de três para cinco unidades -, e espaço nas salas de desembarque, de 680 para 980 metros quadrados. Três novos totens de auto check-in serão instalados, totalizando oito aparelhos.

Aeroporto

O Aeroporto Castro Pinto, hoje, compõe o Bloco Nordeste junto com outros cinco aeroportos regionais (Recife, Maceió, Aracaju, Campina Grande e Juazeiro do Norte). Foi concedido à iniciativa privada em leilão realizado no dia 15 de março de 2019, pelos próximos 30 anos, conforme contrato de concessão assinado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A vencedora do certame foi a Aena Desarrollo Internacional, que desde o dia 24 de fevereiro de 2020 passou a ser a gestora do aeroporto, conforme previa o plano de transição operacional (PTO).

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui