Eleições de 2022 terão nova versão da urna eletrônica. Veja o que muda

-

Nesta segunda-feira (13) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou mudanças na urna eletrônica que será usada na eleição de 2022. Os novos equipamentos são mais modernos, seguros e com mais requisitos de acessibilidade.

As urnas estão em processo de fabricação em Manaus. Elas terão as teclas abaixo da tela (como as maquinetas de pagamento de cartão). Atualmente, o teclado fica à direita e o visor, à esquerda.

- Continua depois da Publicidade -

Os novos equipamentos utilizam um tipo de bateria que não requer novas cargas desde que o aparelho é ativado, diferente do modelo anterior, em que uma nova recarga era necessária a cada cinco anos.

O processador agora utiliza uma tecnologia mais recente (System on a Chip – SOC) e até 18 vezes mais rápida do que o chip visto na urna anterior, oferecendo maior rapidez na inserção dos dados.

A nova urna brasileira passa a aceitar pen-drives. O objetivo seria facilitar a programação do equipamento nos Tribunais Regionais Eleitorais. Segundo os técnicos, a mudança facilita a operação, sem diminuir a segurança. Atualmente, é utilizada uma espécie de cartão de memória (como em alguns celulares).

No mês passado Barroso disse que dos 29 planos de ataque às urnas eletrônicas durante a semana de testes, cinco deles encontraram pontos que poderiam ser aperfeiçoados.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui