Empresas devem pagar a segunda parcela do 13º salário até esta segunda

-

A segunda parcela do 13º salário dos trabalhadores da iniciativa privada deve ser paga até esta segunda-feira (20). Esse segundo pagamento é menor, pois  vem com os descontos referentes ao Imposto de Renda e INSS.

Todo trabalhador com carteira assinada tem direito, garantido por lei, ao equivalente a um mês de salário caso tenha trabalhado na empresa durante o ano inteiro. Quem trabalhou menos de um ano tem direito ao valor proporcional aos meses trabalhados (essa regra é válida para quem trabalhou acima de 15 dias).

- Continua depois da Publicidade -

Se durante o ano a empresa oferecer algum aumento, o salário considerado para o cálculo deve ser o maior. As verbas de natureza salarial, como horas extras, adicionais noturnos ou comissões, também devem ser somadas ao salário.

O prazo para receber a primeira parcela do 13º (que é maior porque não contém descontos) se encerrou em 30 de novembro.

O não pagamento do 13º é considerado uma infração e rende multa às empresas. O colaborador que que não receber, pode denunciar a empresa na Justiça do Trabalho. Basta acessar o site, clicar em ‘Justiça do Trabalho’ e escolher a sua região para fazer a denúncia.

Economia Brasileira

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 83 milhões de brasileiros vão receber o 13º salário este ano, com valor médio de R$ 2.539. A economia brasileira receberá uma injeção de R$ 232,6 bilhões, o que representa aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui