PUBLICIDADE

H3 da Influenza A: Saúde da Paraíba confirma circulação comunitária do vírus

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou, nesta terça-feira (21), a circulação comunitária da variante H3 do vírus Influenza A da gripe na Capital paraibana. Foram notificados 17 casos, dos quais 13 confirmados para Influenza A com subtipagem da cepa H3. Todos os casos são na forma leve do agravo.

O agravo é uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), na qual a pessoa infectada pode ter febre, tosse, coriza e obstrução nasal.

O blog do Valter Nogueira já vinha alertando a população sobre o aumento de casos de síndrome gripal na Capital há mais de uma semana, de acordo com informações reveladas anteriormente por fontes da Secretaria Estadual de Saúde.

Agora, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, revelou sobre o assunto para a imprensa e disse que este é o momento de reforçar a vigilância sobre as síndromes gripais.

“Mesmo não tendo o aumento de casos hospitalizados, o cenário remete à necessidade de fortalecimento da assistência para os casos que têm maior vulnerabilidade para agravamento do quadro clínico. Neste momento é importante que todos os casos graves de SRAG sejam testados para Covid-19 e, se negativarem, as amostras devem ser testadas no Lacen/PB para demais vírus respiratórios”, destacou o secretário Geraldo Medeiros.

Dos 17 casos de síndrome gripal por Influenza A identificados, um possui histórico de viagem para locais em surto (Rio de Janeiro) e 2 casos são de pessoas que tiveram contato com pessoas sintomáticas que viajaram e não fizeram o exame. Os demais casos não possuem histórico de viagem, o que demonstra a transmissão comunitária da doença.

O perfil de casos é de 12 pessoas do sexo masculino e 5 do sexo feminino, os quais estão divididos nas seguintes faixas etárias:  20 a 29 anos (6); 18 anos (1); 30 a 39 anos (4); 40 a 49 anos (4) e de 60 a 69 anos (2).

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.