PUBLICIDADE

Simone Tebet defende mandato de dez anos para ministro do STF e limite de poder

Nesta sexta-feira (29), a candidata a presidente da República, senadora Simone Tebet (MDB), defendeu o fim do mandato vitalício para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em entrevista ao programa Pânico da Rádio Jovem Pan. Ela também advoga limitação dos poderes da corte.

A candidata do MDB propõe que os ministros do STF tenham mandato de 10 anos, e não por tempo indeterminado como ocorre atualmente.

Em paralelo, Simone Tebet sugeriu que o STF perca os poderes de julgar processos criminais. A corte ficaria responsável para julgar apenas constitucionalidade na aplicação da lei em determinados processos.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.