CIDADE INCLUSIVA E DIVERSA: PMJP cria Comissão para Capacitação Permanente contra Violência e Discriminação

-

O Prefeito Cícero Lucena assinou Portaria (Nº 835) criando a Comissão de Capacitação Permanente nas temáticas de Violência de Gênero, Masculinidades, População LGBTQIA+ e igualdade social. A Comissão será composta por 23 membros, entre titulares e suplentes, designados pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), pela Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDEST) e pelo Instituto Cândida Vargas (ICV).

Essa iniciativa surge como parte da Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa João Pessoa Sustentával. “A partir da nomeação desses servidores capacitados será executado um plano de ação piloto nos equipamentos públicos do Complexo Beira Rio que norteará as premissas e operacionalização dessa política na cidade”, assegurou a coordenadora social do Programa, Joelma Silvestre.

- Continua depois da Publicidade -

Ainda de acordo com Joelma, parte fundamental dessa Comissão é a implantação de um Programa Municipal permanente e educativo em todos os equipamentos públicos da cidade para “prevenir e ou combater a violência institucional, discriminações e fobias vivenciadas por populações vulneráveis, como mulheres, pessoas lgbtqia +, afrodescendentes, populações tradicionais, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados, dentre outros, através de palestras, rodas de diálogos, vídeos, filmes, dentre outros recursos, além da participação em reuniões na Comissão de governança do projeto João Pessoas, cidade diversa e inclusiva”, disse.

João Pessoas – cidade inclusiva e diversa

O projeto João Pessoas pretende criar uma cidade mais justa e acolhedora para todos os seus habitantes, com ações concretas e contínuas de capacitação e conscientização. Representa um passo significativo e importante para a promoção da igualdade e na luta contra a violência e a discriminação. Implementado em janeiro de 2022, formou a primeira turma em junho deste ano. Foram qualificados 306 servidores em duas etapas, a maioria da guarda metropolitana. “A segunda etapa envolveu 40 pessoas selecionadas para se tornarem multiplicadoras de saberes, 33 chegaram ao final da formação e 25 foram certificadas”, lembrou Joelma.

Clique aqui para conferir a portaria.

Fonte: Secom-JP

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui