AGOSTO DOURADO: Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Campina acontece nesta terça no ISEA

-

A Campanha Agosto Dourado começa nesta terça-feira (1), com a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). O evento será aberto às 16h, no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), que é a maior maternidade da Paraíba.

Na abertura haverá apresentação musical, a introdução da campanha, orientações sobre amamentação e a premiação das três maiores doadoras de leite materno do Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, o BLH do ISEA.

- Continua depois da Publicidade -

A Lei Municipal nº 8.063/2021 referenda o Agosto Dourado em Campina Grande. Desde o ano passado, foram criados dois pontos de Cantinho da Amamentação, no Parque da Criança e na escadaria do São José.

Campanha – A campanha, neste ano, convoca a população a apoiar a amamentação ajudando mães e pais trabalhadores. O símbolo do movimento em Campina Grande leva o laço amarelo, marca do Agosto Dourado, e a Catadora de Algodão do monumento “Tropeiros da Borborema”, que representa uma mulher campinense trabalhadora e que, plasticamente, no seu movimento de catar algodão remonta ao gesto das mulheres que amamentam seus filhos nos braços.

O tema está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com a área temática 4, que prevê que todas as mulheres inseridas nos locais de trabalho prossigam sem interrupções de suas consultas durante o pré-natal e que após o nascimento, estas mulheres possam ter garantias dos seus direitos, a exemplo da licença-maternidade, benefício que contempla mães e pais.

“No entanto, ainda é um grande desafio proteger a amamentação de mães e pais que estão no mercado informal assim como aqueles que estão à sombra do desemprego. O aleitamento materno é uma responsabilidade de toda sociedade e que tem seu alicerce nas Políticas Públicas. Precisamos nos responsabilizar como profissionais, agentes públicos e sociedade civil para o planejamento e execução de ações para dar voz às mulheres, pais e às crianças, sujeitos de direitos, à garantia do aleitamento materno, prática de direito e ato político”, explicou a coordenadora municipal da Rede de Saúde Materna e Infantil, Laudeci Brito.

Programação – Durante toda a semana e no decorrer do mês, várias ações serão realizadas nos hospitais e maternidades da Rede Cegonha. O tradicional Mamaço acontece na próxima sexta-feira, das 8h às 12h. No dia 22 de agosto haverá oficina de shantala e banho no balde com os bebês do ISEA. E o encerramento acontece em 30 de agosto com a assinatura do termo de compromisso institucional entre as maternidades para alcance de metas e ações da amamentação.

BLH – Uma das principais formas de apoiar a campanha é doando leite humano ao BLH. As mães com leite em excesso podem fazer a doação diretamente no banco, que fica no ISEA, ou podem fazer a doação de casa mesmo, já que a equipe faz a coleta em domicílio. O leite é usado para amamentar recém-nascidos internados nas UTIs neonatais da cidade.
Além disso, a população em geral pode ajudar doando potes de vidro de 350ml a 500ml com tampas plásticas, pois as tampas de metal oxidam e contaminam o leite, tendo que ser descartado. Os recipientes são utilizados para armazenar o leite.

O BLH Dr. Virgílio Brasileiro já recebeu quatro vezes a certificação padrão ouro da Rede Íbero-Americana de Bancos de Leite Humano. O telefone do BLH é o 3065-8185 e através dele é possível realizar o agendamento para a coleta domiciliar ou na maternidade, além de tirar dúvidas e receber a suplementação de leite, no caso das mães cujos filhos precisam de mais leite materno do que elas podem produzir.

Fonte: Codecom

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui