Em entrevista ao UOL, João Azevêdo comenta fala de Zema e diz que governador mineiro presta “desserviço à democracia”

-

Em entrevista ao UOL News, o governador da Paraiba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo (PSB), teceu comentários nesta terça-feira (8) às polêmicas declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em relação ao Nordeste. João novamente desaprovou as falas separatistas proferidas pelo colega mineiro.

João Azevêdo destacou que tais discursos não contribuem para um cenário construtivo. Ele pontuou que o atual momento do país, que já enfrenta divisões acentuadas, exige a necessidade de evitar qualquer fala que aprofunde essa fragmentação.

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com o gestor paraibano, a postura de Romeu Zema representa um “desserviço à democracia”, uma vez que a nação necessita de união e cooperação entre as diferentes regiões para superar desafios e promover um desenvolvimento equilibrado.

“A fala do governador de Minas Gerais trouxe uma pauta que não constrói e não ajuda naquilo que precisamos neste momento. O país saiu extremamente dividido de uma eleição presidencial no ano passado e o que menos precisamos são de falas divisionistas, de incentivo ao protagonismo desta ou daquela região sobre outras. Foi um desserviço à democracia”, declarou.

Perguntado se há intenção de iniciativas futuras após a fala de Zema, como uma ação judicial, por exemplo, o governador João negou.

“Não. Apenas nos posicionamos que o Consórcio Nordeste foi criado para troca de experiencias para que a gente pudesse agilizar o processo de desenvolvimento. Não é mais aquele Nordeste de 50 anos atrás, associado a terras secas. A região se desenvolveu muito, o PIB nosso de 2002 a 2019 foi maior que o do Brasil, Sudeste e Sul. O processo de desenvolvimento privilegiou o Sul e Sudeste, mas não estamos preocupados com isso…”, disse.

União

O govenador João destacou, também, a importância de unir o país em torno de um projeto de desenvolvimento inclusivo e igualitário. Ele reforçou a visão de que todas as regiões do Brasil devem colaborar para o crescimento do país, ao invés de serem vistas como problemas a serem superados.

“Nosso foco é entender que o Nordeste é uma parte essencial deste país! Qualquer plano de desenvolvimento deve necessariamente considerar a região Nordeste como um elemento crucial para o avanço do Brasil”, arrematou.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui