Na manhã desta terça-feira (8), foi deflagrada a segunda fase da operação Pessinus realizada pelo (Gaeco) e pela Polícia Civil, sob coordenação do Ministério da Justiça. O objetivo da operação é combater crimes cibernéticos. Foram cumpridos até o momento mandados de busca em dois bairros na Zona Sul de João Pessoa.
O alvo na Paraíba é um jovem de 19 anos, acusado de publicar conteúdos em que afirmava que iria realizar atos terroristas em escolas. Ele afirmava que iria adentrar escolas e realizar massacres. Mandado de prisão foi expedido, mas até o momento não se concretizou.
“Fazia vídeos com máscaras, com faca e mostrava arma de fogo. Inclusive em um desses vídeos ele citoiu como iria entrar na escola para matar a maior quantidade de pessoas”, detalhou o delegado João Ricardo, da delegacia de crimes cibernéticos em entrevista à imprensa.
Também foi apreeendido um aparelho celular e vários utensílios de roupa, usados no vídeo.
Na primeira fase foram cumpridos cinco mandados em Santa Catarina e no Piauí. Nesta segunda fase, além dos mandados cumpridos na Paraíba, há operação é realizada no estado de São Paulo. De acordo com a Polícia, são todas pessoas interligadas que utilizam a internet e as redes sociais para instigar outras pessoas a cometer diversos crimes. Entre eles estão auto-mutilação, abusos sexuais, invasão a escolas.