Secretaria de Saúde faz alerta para prevenção e controle dos altos níveis de colesterol

-

O Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol é celebrado nesta terça-feira (8). A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece exames de avaliação do colesterol e, nas unidades de saúde da família (USFs), são realizadas rodas de conversa sobre o tema e atuação de profissionais tanto na prevenção, como no controle das taxas.

“Os altos níveis de colesterol podem provocar diversos danos à saúde, por isso, a população precisa estar atenta à prevenção, avaliação e controle do colesterol. A adoção de um estilo de vida mais saudável, incluindo a realização de exercícios físicos e uma boa alimentação é o primeiro passo para esse controle. Nossas USFs estão de portas abertas para realizar os exames nos pessoenses”, alertou Irna Emanuelle, nutricionista e gerente da Atenção Primária à Saúde de João Pessoa.

- Continua depois da Publicidade -

Colesterol – O colesterol é um composto gorduroso utilizado para a produção das membranas celulares e de alguns hormônios. Existem diferentes tipos: HDL e LDL. Importante frisar que o organismo fabrica a maior parte do colesterol que necessita. Porém, o colesterol também é encontrado em alimentos de origem animal, a exemplo de ovo, carne e leite.

O HDL é conhecido como o ‘colesterol bom’ e, em quantidades adequadas, ele protege as artérias e dificulta a entrada do LDL, que é conhecido como ‘colesterol ruim’. O LDL tem essa denominação por estar associado com o maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui