Doutora Paula assume Secretaria da Mulher da ALPB e lança Plano Paraibano de Políticas Públicas para Mulheres 2023-2024

-

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) assumiu nesta quarta-feira (16) o comando da Secretaria da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) durante sessão especial, dentro do Agosto Lilás, para debater a violência contra a mulher, os 17 anos da Lei Maria da Penha, o combate ao Etarismo, além da violência contra mulheres na política. A parlamentar aproveitou para anunciar parcerias para criação do Plano Paraibano de Políticas Públicas para Mulheres 2023-2024.

Doutora Paula agradeceu ao presidente Adriano Galdino pelo convite para assumir a Secretaria das Mulheres e disse estar se mobilizando para dar uma abrangência maior aos temas que envolvem as mulheres, junto com as deputadas estaduais, a senadora Daniella Ribeiro, a presidente do TRE-PB, Fátima Maranhão, a Defensora Pública, Madalena Abrantes, a Secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, além das primeiras damas da ALPB e do estado e todos os setores governamentais, jurídicos, e da sociedade civil para juntos exercer um trabalho pela promoção da equidade de gênero.

- Continua depois da Publicidade -

“Juntos criaremos o Plano Paraibano de Políticas Públicas para as Mulheres 2023-2024 que deve traduzir em ações a voz e opiniões das mulheres paraibanas na construção de uma sociedade que valoriza a diversidade, a igualdade de gênero e o respeito as minorias: mulheres vulneráveis, quilombolas, trabalhadoras do sexo, deficientes, ciganas, lésbicas, bissexuais, transexuais, mulheres da zona rural e todas aquelas que são obrigadas a ficarem caladas”, destacou a deputada.

Ainda na tribuna da Casa, Doutora Paula defendeu mais mulheres nos parlamentos e nos espaços de poder, além de oportunidades, direitos e salários iguais entre homens e mulheres. Também fez uma convocação para as diversas autoridades judiciais, policiais, da política no sentido de unir esforços para evitar a morte e a violência contras as mulheres, garantindo políticas públicas de proteção com a Patrulha Maria da Penha e apoio.

Para a defensora pública-geral Madalena Abrantes, a criação da Secretaria da Mulher na Assembleia vai reforçar o combate à violência contra as paraibanas. Destacou a criação do Núcleo de Atendimento a Mulher na Defensoria Pública e se colocou a disposição para trabalhar juntos. “A Casa está de parabéns por criar essa secretaria, pois precisamos de fato unir esforços para combater a violência contra a mulher na Paraíba. Vamos juntos lutar por igualdade e respeito”, afirmou.

A Defensora Pública Raissa Palitot, coordenadora do Núcleo de Atendimento a Mulher, destacou o trabalho realizado pela Assembleia Legislativa e pela deputada Doutora Paula, e reforçou os trabalhos desenvolvidos pela Defensoria em prol das mulheres paraibanas. “É importante a capacitação de públicos para atender as mulheres vítimas de violência e é muito bom fazer parte da construção do Plano Paraibano de Políticas Públicas para Mulheres apresentado hoje”, disse.

Também participaram da sessão as deputadas Chica Motta, Sílvia Benjamin, os deputados Michel Henrique e Chico Mendes; Joice Borges representando a Secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lígia Moura; a secretária das Mulheres de João Pessoa, Nena Martins; a delegada da Mulher em João Pessoa Amin Oliveira; e o prefeito de Areial, Adelson Benjamin.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui