Prefeitura da Capital já emitiu mais de 8 mil credenciais para estacionamento em vagas especiais

-

A Prefeitura de João Pessoa já emitiu, apenas neste ano, 8.039 credenciais para estacionamento em vagas consideradas especiais, ou seja, para o público de pessoas com mais de 60 anos, com deficiência, autismo, fibromialgia ou Down. Este serviço, realizado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), é considerado essencial para comodidade e segurança viária destas pessoas, que necessitam de uma atenção diferenciada por parte de toda a sociedade.

Segundo levantamento da Divisão de Tecnologia da Informação (DITI/Semob-JP), a emissão de documentos para idosos segue liderando o número de beneficiados, onde foram entregues no ano de 2023, entre os dias 1º de janeiro e 21 de agosto, 6.566 credenciais. Ainda neste mesmo período, 867 pessoas com deficiência, 434 com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 139 com fibromialgia e 27 com Síndrome de Down também solicitaram e já receberam as credenciais.

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com o superintendente de mobilidade urbana, Expedito Leite Filho, desde que a atual gestão do prefeito Cícero Lucena implantou a solicitação do documento pelo site, ou seja, de forma eletrônica, a população está tendo acesso ao documento com mais comodidade e agilidade. “Foi através da sensibilidade desta gestão que conseguimos desburocratizar o processo e através do nosso site, os beneficiados podem fazer as solicitações das credenciais e emitir os documentos sem sair de casa. É gratificante seguir ofertando este serviço gratuitamente àqueles que mais necessitam”, ressaltou.

Solicitação online

No site portal.semobjp.pb.gov.br, a solicitação da credencial pode ser feita com o preenchimento do formulário eletrônico, anexação de foto, documento oficial com foto e comprovante de residência da cidade de João Pessoa expedido há, no máximo, 90 dias. Para pessoas com deficiência, autismo, fibromialgia e Down, também é necessário laudo médico.

Solicitação presencial

Quem preferir, também pode ir a um dos pontos de atendimento do órgão de mobilidade:

– Sede da Semob-JP, no bairro do Cristo (3218-9348);

– Posto da Semob-JP na Casa da Cidadania de Jaguaribe (98760-2191);

– Posto da Semob-JP na Casa da Cidadania do Shopping Manaíra (98645-8766).

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui