Comércio, bancos e repartições públicas têm funcionamento alterado no Feriado da Independência

-

No feriado nacional do dia 7 de setembro, em alusão ao Dia da Independência do Brasil, nesta quinta-feira (7), alguns estabelecimentos e serviços públicos e privados funcionam em horários especiais em toda a Paraíba. Os shoppings funcionam normalmente, enquanto as agências bancárias e repartições públicas ficam de portas fechadas.

Confira o que abre e o que fecha na Paraíba:

- Continua depois da Publicidade -

Repartições públicas 

Em João Pessoa, as repartições públicas estaduais e municipais não funcionam no dia do feriado nacional. Haverá ponto facultativo do dia 8 de setembro também para os servidores.

Estão mantidos os serviços essenciais ou de urgência como os de fiscalização do trânsito e limpeza urbana, os da Saúde, como o atendimento de urgência e emergência nos hospitais públicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do telefone 192.

Em Campina Grande Prefeitura a sexta vai ser ponto facultativo nas repartições públicas. Todos os serviços voltam ao funcionamento normal na próxima segunda-feira, 11 de setembro.

Correio

Não haverá atendimento nas agências dos Correios na quinta-feira (7), mas na sexta-feira (8), as agências retomam o funcionamento normal.

Justiça

A Justiça Federal da Paraíba (JFPB) terá os serviços suspenso amanhã (7), por conta do feriado. O atendimento ao público será realizado exclusivamente através do Plantão Judiciário. Todos os prazos processuais com início ou término previsto para essa data serão automaticamente prorrogados para a sexta-feira (8), quando haverá funcionamento normal.

Bancos

As agências bancárias não estarão abertas ao público no feriado da quinta-feira (7) e reabrem normalmente na sexta-feira (8). As áreas de autoatendimento dos bancos permanecem disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas. As contas de consumo como água, energia e telefone e os carnês com vencimento em 7 de setembro poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira.

Transporte Público

Em João Pessoa a operação será realizada com quadro de domingo. No entanto, serão reforçadas as linhas circulares 1.500 e 5.100 e a 116 (Colinas do Sul). Em Campina Grande, haverá reforço de cerca de 30% em toda a frota iniciando às 6h até às 14h.

Já os veículos leves sobre trilhos (VLTs) vão parar na quinta-feira (7). Na sexta e no sábado, o funcionamento volta ao normal. Na sexta, os trens funcionam das 04h52 às 19h51 e no dia seguinte das 04h52 às 12h45.

Comércio

Na quinta-feira os estabelecimentos comerciais devem estar fechados. No entanto, fica à critério dos comerciantes abrir ou não desde que os trabalhadores recebam o valor atribuído ao dia, conforme convenção trabalhista.

Ferreira Costa

A loja da Ferreira Costa de João Pessoa funcionará em horário diferente, das 9h às 20h. Para quem pretende continuar comprando no conforto do seu lar, é possível efetuar as compras através do www.ferreiracosta.com ou do aplicativo.

Unimed

O funcionamento da Unimed João Pessoa nesta quinta-feira (07) será alterado em virtude do Dia da Independência do Brasil, que é feriado nacional. O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, o Hospital Pediátrico Unimed e a Teleconsulta, no entanto, atenderão normalmente. As demandas administrativas podem utilizar os serviços disponibilizados no Portal Unimed JP ou no aplicativo.

Shoppings

Os shoppings da capital paraibana funcionam com uma programação diferente. Confira os horários de funcionamento:

Mangabeira e Manaíra Shopping – As lojas, praça de alimentação, espaço de lazer e espaço gourmet estarão abertos das 10h às 22h. No Manaíra, a academia e a lotérica funcionam em horário diferenciado. Bancos, Casa da Cidadania, Polícia Federal e Casas de Câmbio estarão fechados. No Mangabeira, a academia funcionará em horário especial. Lotérica e Sebrae estarão fechados.

Shopping Tambiá – O Shopping Tambiá funcionará com as lojas abertas de 9h às 20h. Já a praça de alimentação e o playtoy das 9h às 21h. O cinema estará aberto.

Shopping Tambiá – As lojas funcionarão de 9h às 20h, a praça de alimentação e o playtoy das 9h às 21h. O cinema estará aberto.

Mag Shopping – O horário de funcionamento será normal. As lojas estarão abertas das 9h às 21h, a praça de alimentação das 10h às 22h, o cinema das 13h às 22h e a alameda de serviços das 9h às 19h.

Shopping Sul – O Shopping Sul vai funcionar normalmente com lojas abertas das 12h às 20h e praça de alimentação funcionando das 11h às 22h.

Shopping Sebrae – No shopping Sebrae, a praça de alimentação abre às 11h e lojas às 12h.

Liv Mall – Todas as lojas estarão abertas das 13h às 21h. A praça de alimentação e o Parque Estação Turma da Mônica funcionarão das 12h às 21h. O Espaço Gourmet funcionará a partir das 12h.

Partage Shopping – O Partage funcionará normalmente com lojas, quiosques e praça de alimentação abertos das 10h às 22h. A Casa da Cidadania estará fechada.

Shopping Luíza Motta – O setor de serviços do estabelecimento estarão fechados. Lojas, quiosques e praça de alimentação funcionarão das 9h às 20h.

Parques

Bica – O Parque Arruda Câmara (Bica) funciona normalmente na quinta e na sexta-feira. Abre às 8h e fecha às 17h. Bilheteria funciona até 16h.

Parque da Criança – O Parque da Criança informou que funcionará normalmente na quinta-feira (7) e também na sexta-feira (8), das 5h às 18h.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui