Cidadão já pode emitir Cartão SUS pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’

-

Os pessoenses agora têm uma forma mais prática e rápida de emitir o Cartão SUS, necessário para o atendimento nos serviços da rede pública de saúde. A emissão do documento pode ser realizada por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, facilitando a vida do usuário, que não precisará mais se deslocar de sua casa para solicitar e receber o cartão.

O processo é simples e, para ter acesso, o interessado deve baixar o aplicativo gratuitamente na loja de apps de seu celular. Em seguida, deverá fazer o login, inserindo o número de CPF e data de nascimento. Ao entrar no aplicativo, escolher a opção ‘Cartão SUS’ e será direcionado para outra página, onde deve anexar RG, CPF e comprovante de residência em João Pessoa.

- Continua depois da Publicidade -

Após anexar os documentos e preencher as informações necessárias, o usuário vai clicar em ‘Solicitar’ e aguardar a emissão do cartão. O documento é emitido em formato PDF e disponibilizado no aplicativo para o usuário imprimir onde preferir, não necessitando fazer a retirada em outro local.

De acordo com a chefe da Seção do Cartão SUS em João Pessoa, Aline Melo, a ferramenta ‘Cartão SUS’ no app é para a solicitação de novos documentos e outros serviços. “Deve ser usado em casos de segunda via, recém-nascido, quem perdeu o documento ou quem deseja atualizar de bairro, mas transferência de município deve ser realizada na sede”, explicou.

Transferência

Nos casos de transferência do documento de outro município para João Pessoa, o usuário deve se dirigir até a sede do Cartão SUS (antigo Lactário), localizada na Avenida Rui Barbosa, s/n, no bairro da Torre, portando seus documentos pessoais e uma declaração da unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua residência.

Cartão SUS

É o documento de identificação do usuário do SUS. Com esse registro, é possível ter acesso aos serviços de saúde de forma mais dinâmica, o que permite a identificação dos usuários nas ações e nos serviços de saúde por meio de um número único para cada cidadão.

Mesmo as pessoas com plano de saúde privado precisam ter o Cartão SUS, uma vez que serviços básicos, a exemplo da imunização, só acontecem mediante a apresentação do documento, tanto para adultos quanto para crianças.

Fonte: Secom-JP

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui