Central Estadual de Transplantes registra 176 procedimentos em 2023

-

A Central de Transplantes da Paraíba registrou, nessa quinta-feira (14), no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, a 26ª doação de multiórgãos em 2023. Com a doação, cinco pessoas que aguardavam na lista do transplante terão suas vidas transformadas. Até o momento, foram registrados 176 procedimentos, em 2023.

O doador foi um adolescente de 16 anos, vítima de um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) grave. Após a confirmação da morte encefálica, realizada de acordo com o protocolo estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina, os familiares passaram pela entrevista realizada pela equipe multidisciplinar e autorizaram a doação.

- Continua depois da Publicidade -

Foram doados o fígado, para uma paraibana de 47 anos, o rim esquerdo para um menino, de oito anos, no Rio Grande do Norte e o rim direito, para uma adolescente de 12 do estado de São Paulo. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos da Paraíba, onde passam por análise e posteriormente são transplantadas. O transporte dos órgãos teve o apoio da equipe do Corpo de Bombeiros.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, destaca que essa foi a 26ª doação de múltiplos órgãos do ano. “Já realizamos, este ano, 176 transplantes, com destaque para as seis cirurgias de coração. Só no Trauma de João Pessoa, registramos 11 doações que puderam transformar dezenas de vidas. Isso é fruto do investimento do Governo do Estado e da compreensão dos familiares a respeito do ato”, destaca.

Este ano, foram realizados 125 transplantes de córneas, 23 de rim, 18 de fígado, quatro de medula óssea e seis de coração. Ainda aguardam na lista de espera do estado, 497 paraibanos, sendo 309 por uma córnea, cinco por um coração, 18 por um fígado e 165 por um rim.

Fonte: Secom-PB

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui