Disputa pelo Diretório do PT de João Pessoa revela racha interno

-

A eleição interna que vai definir os novos integrantes da direção municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em João Pessoa está prevista para acontecer no dia 08 de outubro, mas duas alas já estão em batalha pelos votos dos diretorianos. Mais do que isso, a disputa interna está expondo um racha entre petistas com vista às eleições de 2024 na Capital.

De um lado, a ala mais ligada ao ex-governador Ricardo Coutinho e ao deputado federal Luiz Couto (PT) defende a permanência de Antônio Barbosa, atual presidente da legenda. Na outra ponta, estão nomes que apoiam o candidato de oposição, Marcos Túlio, que conta com o apoio do presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, e da deputada Cida Ramos (PT).

- Continua depois da Publicidade -

Em nota divulgada nesta segunda-feira (18), Antônio Barbosa disse liderar um bloco que conta com o referendo de Couto, Coutinho, além da ex-deputada Estela Bezerra e da ex-prefeita de Conde Márcia Lucena.

“É notável que reunimos diversos agrupamentos com importante militância e diálogo com a base petista para essa candidatura, importante frisar que as discussões em torno da chapa e da presidência estão sendo feitas de forma coletiva, colocando o Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no centro do debate, sem influências externas para deturpar os interesses do nosso partido”, diz Barbosa, na publicação.

Durante coletiva de imprensa mais cedo, a deputada Cida Ramos justificou o porquê de divergir de seu agrupamento político – liderado por Ricardo – e apoiar o advogado Marcos Túlio.

“É um apoio que se baseia num compromisso para João Pessoa, que a gente possa construir uma cidade que tenha a cara dos que moram e vivem aqui. Tem uma frase muito interessante, que diz que a Paraíba condensa o Brasil, e eu digo que João Pessoa também condensa o Brasil. É uma cidade que acolhe, a única cidade que cresceu, né, com mais de cento e poucos mil habitantes”, afirmou.

O presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, ao defender o nome de Marcos Túlio, assim se pronunciou: “A candidatura de Túlio é importante, porque ele está querendo unir a vontade de organizar a casa do PT, para que o PT de João Pessoa volte a ter vida. A gente sabe da importância histórica de Barbosa, mas ele tem outras atribuições. Por isso que Túlio está com essa disposição, de reorganizar o partido”.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui