Fala de Karla Pimentel não “bate” com informes da Embaixada do Brasil na Argentina

-

Por Valter Nogueira

A prefeita do Município de Conde, Karla Pimentel, tem muito o que explicar sobre a viagem à Argentina. É que resta dúvidas se a viagem a Buenos Aires foi a trabalho ou a passeio, vez que, após ação do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), ficou constatado que a fala de Karla não “bate” com as informações prestadas pela Embaixada do Brasil na Argentina.

- Continua depois da Publicidade -

Diante dos fatos, informação mais recente dá conta de que a sociedade condense, por meio de carta endereçada à Promotoria de Justiça local, pede esclarecimentos sobre o assunto, em especial sobre a compra das passagens.

A promotora de Justiça da Paraíba, Cassiana Mendes de Sá, ajuizou, na última terça-feira (3), uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a prefeita Karla Pimentel, do Município de Conde, e contra a secretaria de administração do Município, Patrícia Sales Farias.

A ação é um desdobramento do Inquérito Civil aberto pelo MPPB para investigar denúncias contra a prefeita Karla e a secretária Patrícia pelo uso de recursos dos cofres municipais em viagem para Buenos Aires. À época, Patrícia era procuradora-geral do Município.

Karla e Patrícia viajaram juntas a Buenos Aires, capital da Argentina, em fevereiro de 2023. Quanto ao uso de recursos públicos, Karla informa, em sua defesa, que o dinheiro foi estornado após a viagem.

A prefeita alegou, em depoimento, que a viagem foi programada para cumprimento de agenda institucional para divulgação do município como destino turístico, com o auxílio do embaixador do Brasil em Buenos Aires.

Ocorreu que, segundo Karla, o embaixador teria informado não poder acompanhar a equipe na data programada.

Contraponto

Diferente do que diz Karla, a promotora de Justiça informa que a comunicação com o embaixador ou o comunicado não foram apresentados pela gestora.

De acordo com a Promotoria, a Embaixada do Brasil na Argentina informou inexistir em seus arquivos, no período entre 23 de fevereiro a 3 de março de 2023, registro de pedido do município de Conde para reunir-se com o embaixador na Argentina, Reinaldo José de Almeida Salgado.

Viagem a passeio

O Ministério Público inclui, na ação, uma fala da prefeita à uma rádio local, na qual a gestora afirma que viajou à Argentina “a passeio para descansar depois do carnaval”.

Dolo

Na ação, a promotora Cassiana Mendes de Sá aponta dolo na conduta da prefeita de Conde.

“Por todo o relato, o dolo e reprovabilidade das condutas das implicadas se mostram evidenciados, justificando o ajuizamento da ação de improbidade administrativa”, relata a promotora.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui