Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto na Igreja Cidade Viva

-

A Orquestra Sinfônica da Paraíba leva, nesta quinta-feira (5), o Projeto OSPB nos Bairros à Igreja Cidade Viva, no bairro Aeroclube, em João Pessoa. O 10º concerto da temporada 2023 será às 19h, com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea. A entrada é gratuita.

Quem for à Cidade Viva vai ter a oportunidade de conferir um repertório especialmente elaborado para o projeto OSPB nos Bairros. Serão executadas a suíte “Dom Quixote”, do compositor alemão Georg Philipp Telemann; “Varen (Última Primavera)”, do norueguês Edvard Grieg; a “Sinfonia nº 40”, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, e “The Stars and Stripes Forever”, do americano John Philip Sousa.

- Continua depois da Publicidade -

O público vai assistir também composições de quatro pernambucanos. São elas: “Asa Branca”, do Rei do Baião Luiz Gonzaga, com arranjo de Cussy de Almeida; “Espera (2º movimento da cantata natalina)”, do Maestro Duda; “Dança do Cavalo Marinho”, de Levino Ferreira, com arranjo de Guedes Peixoto, e “Mourão”, de Clóvis Pereira em parceria com o carioca Guerra Peixe. “Mourão” é considerado o hino do Movimento Armorial.

As músicas de filmes que estão no repertório dos concertos populares são “Gabriel’s Oboé”, de autoria do maestro italiano Ennio Morricone, e que faz parte da trilha sonora do filme A Missão, de 1986; e “Presepada”, dos brasileiros Sérgio Campelo e Cláudio Moura, tema do personagem João Grilo do filme O Auto da Compadecida, do ano 2000.

OSPB nos Bairros – O projeto foi criado com o objetivo de alcançar um público fora das salas de concerto, com apresentações da Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em várias localidades da Capital e também em outras cidades do estado. As igrejas são os espaços populares escolhidos para sediar esses concertos.

O regente – Natural de Buenos Aires, Argentina, Gustavo de Paco de Gea graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Após trabalhar alguns anos como docente e flautista nas orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor do Curso Superior e de Extensão de Flauta, onde ensina até hoje.

Trabalhando na UFPB desde 1978, foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros, apresentando-se em todo o país e no exterior com esse grupo camerístico. É também membro fundador e primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, desde 1980.

Desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE), desenvolvendo intenso trabalho na área da música sinfônica também em outras orquestras do país. Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, Gustavo de Paco de Gea tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil.

Foi professor de flauta convidado no Centro de Criatividade Musical de Recife, em 1996 e 1997, e assumiu nesse ano a preparação dos sopros na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba. É regente de orquestra desde 2001, ano em que criou a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, envolvendo jovens talentosos da região. Nesse organismo, foi diretor artístico e regente titular até 2010.

Em 2012 foi nomeado maestro e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, em Recife, e, no ano seguinte, foi designado para reger o Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), regendo desde então recorrentemente esse organismo como maestro convidado. Em 2014, aceitou o convite da Prefeitura de João Pessoa para ser maestro assistente da nova Orquestra Sinfônica Municipal, onde permaneceu até 2018. Atualmente, o maestro Gustavo de Paco de Gea é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Serviço

Projeto OSPB nos Bairros
Orquestra Sinfônica da Paraíba
10º Concerto Oficial da Temporada 2023
Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea
Dia: 5 de outubro (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Igreja Cidade Viva, Aeroclube, João Pessoa
Ingresso: Gratuito

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui