Paraíba sediará a II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária

-

A Paraíba sediará, no período de 16 a 19 de novembro, a II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes) no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento foi anunciado nesta segunda-feira (9) pelo governador João Azevêdo, no programa semanal Conversa com o Governador.

A feira é uma realização do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), e do Consórcio Nordeste, por intermédio da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF). “Temos uma câmara temática da Agricultura Familiar no Consórcio Nordeste que trabalha no âmbito dos Estados Nordestinos nessa pauta com ações de transferência de tecnologia, projetos, captação de recursos, assistência técnica e extensão”, explicou João Azevêdo.

- Continua depois da Publicidade -

E adiantou: “Faremos uma grande feira voltada ao fomento e à valorização da agricultura familiar nordestina e espera-se a participação de mais de 300 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores dos 9 estados nordestinos e com um público visitante total de mais de 12.000 pessoas durante os 4 dias do evento. Mantemos um diálogo franco e aberto sobre as ações e investimentos que estamos fazendo na agricultura familiar por meio de programas como Cooperar, Procase I e II, programa Sertão Vivo, banco de sementes de forma de demonstrar a prioridade com os agricultores familiares”.

A Fenafes visa fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, criar um espaço de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar, já em curso na região, envolvendo governos e movimentos sociais, fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização, através de rodada de negócios, para o mercado institucional e privado.

Além disso, durante a II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes) também serão realizados eventos de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; Agroecologia; Assistência Técnica e Extensão Rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados, cooperativismo solidário e protagonismo feminino.

A feira também será um espaço estratégico para reafirmação da identidade cultural, saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino, contando para isso com a ala de alimentação “Sabores da Terra”, além de uma ampla programação cultural com shows de artistas nordestinos e apresentações culturais diversas durante o evento.

Fonte: Secom-PB

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui