PT, recado das urnas, candidatura própria e eleições na Capital 

-

Por Valter Nogueira

A vitória – esmagadora, diga-se de passagem – do advogado Marcos Túlio na disputa pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa dá alguns recados, com sinalização de mudanças e novas perspectivas para 2024. No pleito realizado nesse domingo (8), Túlio foi eleito com 1.323 votos contra, apenas, 77 sufrágios dados a Antônio Babosa.

- Continua depois da Publicidade -

Primeiro, fica claro que o partido decidiu se distanciar das figuras do ex-governador Ricardo Coutinho e do deputado federal Luiz Couto. Em paralelo, empurra para o ostracismo a ex-deputada Estela Bezerra.

Em leitura contínua, é nítida a renovação dos quadros dirigentes da legenda e a vitória, também, do segmento que advoga candidatura própria na Capital para eleições do próximo ano.

Nesse diapasão, é possível afirmar que o deputado estadual Luciano Cartaxo saiu, também, com uma vitória particular, por assim dizer, no processo em tela. A corrente ideológica do parlamentar (Movimento PT) foi a mais votada.

É inegável que a deputada Cida Ramos corre por fora – não vai desistir fácil da postulação de ter seu nome indicado pela legenda para disputar, mais uma vez, a Prefeitura da Capital.

Próximo passo

Agora, caberá aos petistas vitoriosos levar o quadro posto à Executiva Nacional, mostrar um PT renovado e unido, como forma de convencer a direção nacional do partido a chancelar candidatura própria em João Pessoa.

Obstáculo

Levando em conta os números da pesquisa (vazada) interna do PT, o nome a ser indicado pela legenda para disputar a eleição de 2024 precisará, em pouco tempo, transpor a barreira dos dois dígitos. Caso contrário, o PT entrará na disputa, apenas, como figurante.

Detalhe

Entre os vitoriosos petistas, há figuras carimbadas que são aliadas do governador João Azevêdo, a exemplo de Frei Anastácio (ex-deputados federal). Tal detalhe tem que ser levado em conta.

Nessa esteira, não é de se admirar que ocorra um movimento, mais à frente, no sentido de aproximar mais o PT do esquema governista. E, por conseguinte, com perspectiva de levar o partido a apoiar, em um segundo turno, o candidato do governador a prefeito de João Pessoa.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui