Novo livro de Lúcio Flávio será lançado na próxima quinta-feira (19) no Café Usina

-

Acontece na próxima quinta-feira (19) o lançamento do livro ‘Paraíba Colonial: Guerras, resistência indígena e domínio imperial’. Trata-se da mais nova obra do professor, historiador e cientista político Lúcio Flávio Vasconcelos, a ser apresentada ao público durante noite de autógrafo, no auditório da Usina Energisa, a partir das 19h, no bairro de Tambiá, em João Pessoa.

Paraíba Colonial: Guerras, resistência indígena e domínio imperial é o terceiro do autor. Com 278 páginas, leva o selo da Editora Arribaçã.

- Continua depois da Publicidade -

No livro, são analisadas as várias guerras contra os povos originários que habitavam o território paraibano durante a expansão ultramarina de Portugal, considerado o primeiro império global da história.

Em seus capítulos, são retratados a feroz luta de resistência do povo potiguara, o papel da Igreja católica na colonização, a presença dos franceses no comércio do pau-brasil, a ocupação holandesa e a luta guerrilheira para a sua expulsão, a escravização dos africanos, a conquista do Sertão e o genocídio dos tapuias.

“O violento processo de colonização da Paraíba se insere no contexto histórico da formação da economia mundial, da expansão do cristianismo e da consolidação dos impérios coloniais nas Américas, marcas do início da modernidade e primórdios do capitalismo”, destaca Lúcio Flávio.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui