Advogada Carol Proner é nomeada para a Comissão de Ética Pública

-

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a jurista Caroline Proner, de 49 anos, para integrar a Comissão de Ética Pública. A nomeação está publicada na edição extra do Diário Oficial da União, deste sábado (23). Ela ocupará o cargo pelos próximos três anos. O trabalho é considerado de “prestação de relevante serviço público” e, por essa razão,  não é remunerado.

A jurista Carol é casada com o cantor e compositor Chico Buarque.

- Continua depois da Publicidade -

A comissão, órgão ligado diretamente à Presidência da República, tem entre as principais atribuições investigar denúncias que envolvam membros do governo. Compete ao colegiado aplicar penas que vão desde advertência e censura à indicação de exoneração ou de investigação de transgressão disciplinar pela Controladoria-Geral da União (CGU).

“Recebi, com muita alegria e honra, o convite do presidente Lula para integrar a Comissão de Ética Pública da Presidência da República⁩”, disse Carol em sua página no Instagram. Para ocupar uma das sete vagas da comissão, é preciso preencher os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, conforme avaliação do presidente da República.

Carol Proner é natural de Curitiba (PR), é doutora em direito pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha) e mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A jurista atua também como diretora-executiva do Instituto Joaquín Herrera Flores, coordenadora-executiva da Escola de Estudos Latino-Americanos e Globais (ELAG) e do Consejo Latinoamericano de Justicia y Democracia (CLAJUD) no Brasil. Em 2019, recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o objetivo de homenagear personalidades femininas que reconhecidamente tenham se destacado em prol das causas democráticas e humanitárias.

Próxima de Lula e da primeira-dama, Janja da Silva, Carol chegou a ter o nome cotado para o Supremo Tribunal Federal como substituta da ex-ministra Rosa Weber, recentemente aposentada. Lula, no entanto, optou pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui