A literatura e a ciência andam juntas, se entrelaçam na obra do perito criminal federal, José Alysson Medeiros, que acaba de lançar o livro “Perícia em Versos”. O trabalho literário mescla o universo das ciências forenses com a poesia da literatura de cordel. Alysson atua na área de engenharia e é lotado em João Pessoa.
Apaixonado por cordéis, o perito usa a profissão como meio para as histórias que cria, desde 2012. Conceitos, procedimentos e adaptações de alguns casos da criminalística podem ser vistos através de belas imagens de mestres da xilogravura nacional, cativando peritos e leigos por meio de narrativas rimadas e envolventes.
Assim, o perito populariza e transforma a ciência em uma experiência artística e cultural, não se limitando ao público acadêmico e pericial apenas, mas também, aos amantes da tradição da literatura de cordel.
A coletânea traz cada cordel em forma de capítulo, onde tudo pode acontecer, como mistérios desvendados, pelejas travadas e encontros celebrados. O livro é dividido em seis partes: I Local de Crime; II Engenharia e Meio Ambiente; III Genética; IV Informática e Documentoscopia; V Interdisciplinaridade; e VI Especiais, além dos dados dos xilogravuristas.
A obra leva o selo da Millennium Editora e conta com o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). O prefácio ficou a cargo do perito criminal federal Jesus Antônio Velho e do artista visual Erick Lima, e a orelha foi escrita pela jornalista da APCF Danielle Ramos.
Blog com informação da APCF