SANTA RITA: inscrições para o curso de piscicultura termina nesta sexta-feira (13)

-

As inscrições para curso de piscicultura, destinado a pequenos produtores rurais de Santa Rita, termina às 16h desta sexta-feira (13). Os interessados podem se inscrever pelos telefones (83) 98804-6617 (Myllena) ou (83) 98621-8640 (Djan). As vagas são limitadas e irão beneficiar 30 alunos.

A capacitação é uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), e faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, que disponibiliza seus técnicos para ministrar as aulas.

- Continua depois da Publicidade -

O objetivo da Prefeitura é fomentar e garantir segurança alimentar e geração de renda a pequenos e médios produtores do município, que possui forte potencial para o desenvolvimento da atividade.

“Levar oportunidade para o nosso povo é uma das missões mais bonitas que temos. Este curso oferta conhecimento e direciona nossos produtores para novos setores, garantindo mais uma fonte de renda”, declarou o prefeito Emerson Panta.

Os piscicultores irão aprender a produzir ração para peixes de modo artesanal, utilizando restos de alimentos orgânicos, a exemplo de casca de banana, frutas, verduras, farinha de coco e de mandioca, além de sangue bovino. O produto é desenvolvido a partir de pesquisa do departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB, com nutrientes de acordo com a quantidade necessária para a composição do produto.

“Nossa terra possui terra e água em abundância, fatores esses que são primordiais para a piscicultura. Por isso, queremos transformar a piscicultura familiar em alternativa de renda e, consequentemente, desenvolver a economia da região”, explicou o secretário da SEAPPA, Sildo Morais.

A piscicultura tradicional utiliza ração industrializada, que é mais cara e possui aditivos químicos. A artesanal, por ser natural, além de apresentar vantagens econômicas, também é mais saudável para o peixe e mantém a água do viveiro em melhores condições de uso.

Curso

O curso tem duração de seis meses, com encontros quinzenais, e envolve aulas teóricas e práticas. Os alunos participantes têm aulas sobre os cuidados de cultivar peixes em cativeiro, preparo do ambiente adequado para criação, controle da qualidade da água, escolha e preparo do local onde serão inseridos os alevinos, limpeza dos viveiros, entre outras informações importantes.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui