PUBLICIDADE

Depoimento de Baptista Júnior choca aliados de Bolsonaro no STF

Um depoimento marcado por franqueza e alto impacto abalou até mesmo os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que mantêm simpatia por Jair Bolsonaro (PL), revela matéria do portal Brasil 247. A jornalista Daniela Lima, da GloboNews, revelou nesta quinta-feira (22) que o ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, impressionou integrantes da Primeira Turma da Corte durante seu depoimento prestado na quarta (21), no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

De acordo com a reportagem, até ministros simpáticos a Bolsonaro se mostraram surpresos com o teor da oitiva. O depoimento foi descrito como duro, franco e de um nível de detalhamento que “entregou tudo”. “A coisa está ficando bem grave”, comentavam ministros por meio de mensagens trocadas durante a sessão.

Baptista Júnior não poupou o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, ao relatar sua disposição em apoiar o golpe de Estado de Jair Bolsonaro para se manter no poder. O ponto alto do depoimento ocorreu quando o ex-comandante da FAB revelou ter se levantado e se recusado a analisar o documento entregue pelo então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. O documento seria, segundo ele, uma minuta que explicitava o plano de ruptura institucional e tinha como objetivo impedir a posse do presidente Lula (PT).

A exposição direta e a clareza dos fatos colocaram a defesa de Bolsonaro em uma posição delicada, uma vez que o depoimento contraria a tese do ex-presidente de que a “minuta do golpe”, como ficou conhecida, se tratava apenas de “discussões jurídicas”.

Para ministros do STF com inclinação pró-Bolsonaro, o testemunho de Baptista Júnior é de gravidade incontornável e o relato torna ainda mais difícil dissociar a atuação de Bolsonaro da preparação de um golpe, já que demonstra como os comandantes militares entenderam as propostas como uma tentativa real de ruptura da ordem constitucional.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.