PUBLICIDADE

Lei garante validade indeterminada para laudos médicos de deficiências irreversíveis 

O vereador Valdir Trindade é o autor da Lei nº 15.674, de 30 de outubro de 2025, sancionada e publicada no Diário Oficial do Município de João Pessoa no dia 31 de outubro. A nova legislação estabelece prazo de validade indeterminado para laudos e perícias médicas que diagnostiquem deficiências de caráter irreversível no âmbito da capital paraibana.

Com a nova lei, pessoas com deficiência permanente não precisarão mais se submeter a constantes renovações de laudos médicos, medida que representa um avanço importante na desburocratização e na garantia de direitos dessas pessoas.

Segundo Valdir Trindade, o objetivo da proposta é preservar a dignidade e reduzir o sofrimento das famílias que enfrentam o processo repetitivo de comprovação de uma condição definitiva.

“Essa lei é um ato de respeito e sensibilidade com as pessoas que convivem com deficiências permanentes. É uma forma de facilitar o acesso aos benefícios e assegurar que o poder público trate essas situações com humanidade”, destacou o vereador.

A matéria recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJRLP), com voto em separado aprovado com emenda, antes de seguir para sanção do Executivo Municipal.

Com a publicação da Lei nº 15.674, João Pessoa reforça seu compromisso com políticas inclusivas e de valorização da cidadania, reconhecendo a importância de simplificar procedimentos para quem mais precisa de apoio do poder público.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.