A Folha de São Paulo/UOL repercute, nesta quinta-feira (28), matéria de capa da conceituada revista britânica The Economist sobre a atual realidade do Brasil, com foco no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro – acusado de tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito.
A revista britânica destaca o Brasil, afirmando que o país dá aos Estados Unidos lição de maturidade democrática.
Com repercussão também em outros veiculos de comunicação, a exemplo da CNN, a reportagem destaca que na próxima terça-feira, dia 2 de novembro, terá início no Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento de Jair Bolsonaro – chamando-o de “Trump dos trópicos”.
A capa da revista traz a imagem estilizada de Bolsonaro, com a seguinte manchete: What Brazil can teach America (O que o Brasil pode ensinar a América/EUA).
A reportagem compara Bolsonaro ao ‘Viking do Capitólio’ – apoiador de Donald Trump que liderou a invasão ao Congresso Americano, fato ocorrido após a derrota de Trump nas eleições de 2020. A reportagem é, na realidade, uma análise do atual momento político, com comparação entre o Brasil e os Estados Unidos no atual momento político.
A revista diz que “os dois países parecem trocar de lugar”, ao ressaltar que enquanto o Brasil avança na consolidação da democracia, os Estados Unidos de Trump está se tornando mais corrupto e antidemocrático. Aponta a interferência do presidente americano no Federal Reserve e as ameaças às cidades controladas pelos democratas.
Vaja a matéria na íntegra clicando aqui.