A Sala de Sessões do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) foi palco, nesta quinta-feira (25), da solenidade de outorga da Medalha e o Diploma da Ordem do Mérito Judiciário, na categoria Distinção, ao empresário, advogado, professor e escritor Francisco Evangelista de Freitas. A homenagem foi proposta pelo desembargador José Ricardo Porto e aprovada por unanimidade pelos membros do Pleno da Corte.
Durante a cerimônia, o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, ressaltou a importância da condecoração, lembrando que a medalha representa o reconhecimento do Judiciário paraibano. “Essa medalha que o senhor está carregando no seu peito doravante é uma conquista pelo seu exemplo, pela sua vida. Fica aqui o registro da Presidência do Tribunal de Justiça da felicidade, da alegria em compartilhar, em dividir uma manhã tão alegre, tão festiva e tão justa”, afirmou.
O desembargador José Ricardo Porto, autor da propositura, qualificou Francisco Evangelista como um homem de “mãos limpas e honradas”, exaltando sua visão futurista, liderança e conduta ética tanto no serviço público quanto na iniciativa privada. Para ele, a entrega da medalha é um tributo justo a uma trajetória inspiradora. ” A entrega desta Medalha é, portanto, um tributo justo. É o reconhecimento de uma trajetória admirável e acima de tudo, é uma inspiração para as gerações que virão. Que esta solenidade guarde, na memória do nosso Tribunal, o testemunho de gratidão a um homem que honra o Direito, a Justiça e a vida pública”, pontuou.
Emocionado, Francisco Evangelista agradeceu a distinção e afirmou que, apesar de já ter recebido outras homenagens, nenhuma foi tão significativa quanto a Ordem do Mérito Judiciário, a mais alta comenda do Poder Judiciário da Paraíba. “Quero agradecer ao desembargador José Ricardo Porto, que talvez tenha exagerado um pouco ao me oferecer tão honrosa homenagem. Sou muito grato pela sua imensa generosidade. Talvez pela amizade e respeito que eu sempre tive por toda família Porto. Agradeço ainda as palavras do presidente Fred Coutinho que me deixaram sensibilizado. Não podia ser diferente, como filho do desembargador Júlio Aurélio Coutinho, homem sério, inteligente, honesto, religioso, que honrou e dignificou este Tribunal de Justiça”, frisou.
Dentre as autoridades que compuseram a mesa da solenidade estavam os desembargadores João Batista Barbosa (vice-presidente do TJPB), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, (presidente do TRE), Joás de Brito Pereira Filho e Carlos Martins Beltrão Filho, o conselheiro Fernando Catão, representando o TCE-PB, a advogada Joelma Carneiro, representando a OAB-PB, a presidente da AEMP, Nalva Coutinho, o desembargador federal Rogério Fialho e o ex-senador Efraim Morais.
Reconhecimento à Maria Emília – Durante o evento, a tabeliã Maria Emília, esposa de Francisco Evangelista, também foi homenageada em reconhecimento aos serviços sociais por ela prestados à sociedade paraibana. Na ocasião, Emília recebeu um buquê de flores, entregue pela senhora Nalva Coutinho, presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp).
Presenças – A galeria da Sala de Sessões do Tribunal ficou lotada por familiares e amigos do homenageado. Entres estes, destaque para a presença do empresário Roberto Santiago, além de deputados, vereadores e autoridades estaduais e municipais.
Perfil do homenageado – Nascido em Alexandria, no Estado do Rio Grande do Norte, Francisco Evangelista concluiu sua graduação na UFPB, passando a integrar seu corpo docente. Entre as atividades exercidas foi deputado, advogado e jornalista, assim como ocupou relevantes cargos, entre eles diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral, diretor-geral do departamento de administração da UFPB, subsecretário de Planejamento e subchefe da Casa Civil no primeiro governo de Tarcísio Burity, secretário de Infraestrutura do estado no governo Cássio Cunha Lima e delegado federal na Delegacia do Ministério da Agricultura da Paraíba. Ocupou ainda os cargos eletivos de deputado estadual (1983-1987 e 1987-1991) e de deputado federal (1991-1995).
No campo acadêmico destacou-se como professor adjunto do departamento de administração da UFPB, com pós-graduação e Mestrado pela Fundação Getúlio Vargas-SP e curso de aperfeiçoamento em administração pública pelo Instituto Hispânico de Madri.
Entre as obras publicadas destacam-se: Avaliação de Desempenho Humano na Empresa; Momentos que Vivi; Memórias e Confissões; a Catolé em que Vivi: Relatos e experiências políticas; Uma Viagem ao tempo: Reflexões, discursos e opiniões e Brasil no Espelho da História, com a participação do jornalista Kubitschek Pinheiro.
Redação com informação do TJPB.
Fotos: Ednaldo Araújo