O governador João Azevedo faz história ao presentear a Capital paraibana com o Museu da Cidade de João Pessoa – primeiro do gênero no Município. Mais que obra de pedra e cal, o novo espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (4), em evento histórico a entrar nos anais da Cultura e da Memória da Capital e do Estado.
A entrega do Museu representa um resgate histórico da capital, segundo declarou o governador Azevêdo em entrevista concedida à Imprensa. “Obra prometida por alguns, mas só concretizada na atual gestão”, declarou.
Durante o evento, o governador foi além ao revelar a entrega, em breve, de mais um espaço voltado à memória do povo paraibano. Anunciou o Museu de História da Paraíba, a ser instalado no Palácio da Redenção, na Praça dos Três Poderes. “O processo de instalação já está em andamento”, afirmou.
Museu
Vinculado à estrutura administrativa da Secretaria de Estado da Cultura, o museu está instalado no prédio onde residiu o então presidente da Paraíba, João Pessoa, localizado na Praça da Independência, nº 92, no Bairro de Tambiá, na Capital .
Para concretizar a obra, o Governo do Estado investiu recursos na ordem de R$ 1,3 milhão em obras de restauração. Investiu, também, e pesado, na seleção de profissionais e produtores culturais responsáveis pela formatação da obra, hoje transformada em espaço aberto ao público.
Funcionamento
O Museu vai estar aberto à visitação pública de terça a domingo, das 8:00 às 17:00 horas, ofertando aos visitantes um passeio pela história da capital paraibana, contada por meio de fotografias, obras de arte, literatura, música, móveis e objetos que retratam o estilo de vida da sociedade na década de 1920.
Restauração
Os serviços de recuperação contemplaram a recepção, secretaria da Ouvidoria, salas de exposição I e II, plataformas de acessibilidade, pesquisa, banheiros masculino e feminino e para pessoas com necessidades especais, onde foi recuperado o piso em ladrilho e mosaico, piso e rodapé em madeira, telhado, gradil, forro, escadas, paredes internas e externas.
Decreto
O Museu foi criado por meio do Decreto nº 41.707, de 13 de outubro de 2021, do Governo do Estado, publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 14 de outubro de 2021.