O prazo dos segurados convocados pelo INSS, no fim de setembro, para agendar perícia médica termina nesta quinta-feira (11). A medida, que faz parte da operação pente-fino do órgão, visa verificar possíveis irregularidades quanto ao recebimento do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Quem não fizer o agendamento terá o pagamento suspenso.
A relação completa dos convocados pode ser consultada no Diário Oficial da União e o exame pode ser marcado através do aplicativo Meu INSS, ou pela Central de Atendimento 135 ou ainda pela página do instituto na internet.
Após 60 dias da suspensão do pagamento, caso o segurado não compareça nesse prazo, o benefício poderá ser cancelado.
Mais detalhes da convocação
No último 27 de setembro, o INSS convocou 95.588 segurados para agendar perícia médica até 11 de novembro. No entanto, pouco mais de 10 mil marcaram o exame.
Desde julho passado, o instituto está enviando cartas a 170 mil segurados que não realizam perícia médica há mais de seis meses. Os atendimentos começaram em agosto e a revisão segue até dezembro de 2021.
Quem recebe a notificação tem 30 dias, a contar da data de recebimento informada pelos Correios, para marcar o procedimento.
As pessoas que foram convocadas pelo Diário Oficial da União tratam-se dos beneficiários não localizados nos endereços da base de dados do órgão, ou que receberam a carta de notificação, porém não agendaram a perícia médica.
O que levar no dia da perícia?
Na data marcada para a realização da perícia médica, o beneficiário deve levar os seguintes documentos:
– Carteira de identidade;
– CPF;
– Exames médicos recentes que comprovem a incapacidade de trabalhar;
– Laudo contendo o nome do médico, o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), a descrição e o código da doença (CID).