Preocupados com a descoberta da mais nova variante da coronavírus (a Ômicron), identificada na África do Sul, o Brasil fechará as fronteiras aéreas para passageiros vindos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia). A restrição passa a valer a partir da próxima segunda-feira (29).
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. A portaria deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União deste sábado (27). “Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país”, disse o ministro.
A decisão brasileira foi uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao governo, seguindo o exemplo de outros países como o Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia.
Variante Ômicron
A nova variante do coronavírus foi declarada na sexta (26) uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A B.1.1.529 (variante Ômicron), preocupa, pois tem 50 mutações – algo nunca visto antes -, sendo mais de 30 na proteína S (spike) – a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19.
A Ômicron é muito diferente das demais variantes que já circularam. Mas, ainda é cedo para dizer o quão transmissível ou perigosa é essa variante e seu efeito sobre as vacinas já desenvolvidas.