PUBLICIDADE

Primeira Câmara Cível do TJPB homenageia desembargador Marcos Cavalcanti por lançamento de livros

Nesta terça-feira (21), a Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, por unanimidade, um Voto de Congratulação ao desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, pelo lançamento de dois livros de sua autoria: o romance “Gurguri” e a novela “A Botija -Tristão e Angélica”. As obras  foram, lançadas nesse sábado (18), na Livraria do Luiz, localizada no Cento de João Pessoa, com grande receptividade pelos leitores.

A propositura do Voto partiu do desembargador e presidente da Primeira Câmara Cível do TJPB, José Ricardo Porto, e aconteceu durante a 13ª Sessão Ordinária do Colegiado, realizada hoje, por meio de videoconferência. “Essa homenagem representa e traduz a admiração e o respeito que a Paraíba dedica ao magistrado e intelectual Marcos Cavalcanti, que assimila com fidelidade e sensibilidade o Direito e a Arte”, destacou Ricardo Porto.

Ao parabenizar a iniciativa do presidente da Primeira Câmara, a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, disse “que Marcos Cavalcanti tem um dom especial para escrita, com enorme facilidade de colocar papel lendas e histórias. Definitivamente, ele é o grande escritor do nosso Tribunal”, afirmou a magistrada.

blankMarcos Cavalcanti é identificado com a cultura paraibana, sendo autor de inúmeras obras, inclusive adaptadas para o teatro, a exemplo do seu primeiro romance “Preta Gertrudes”. Para o desembargador, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e também integrante da Primeira Câmara Cível, Leandro dos Santos, disse que o Poder Judiciário estadual promoveu uma justa homenagem.

“O Voto de Congratulação vem realçar a capacidade do homenageado, que engrandece o nome do Tribunal de Justiça da Paraíba, sendo o desembargador Marcos Cavalcanti uma das maires expressões literárias do nosso Estado, por isso figura na Academia Paraibana de Letras”, pontou Leandro dos Santos.

Também participaram da sessão,; o juiz convocado, Carlos Sarmento; e a promotora de Justiça convocada, Vanina Nóbrega de Freitas dias Feitosa.

Fonte: TJPB

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.