Orquestra Sinfônica da Paraíba comemora os 438 anos de João Pessoa em concerto com Santanna

-

O próximo sábado, 5 de agosto, será de festa no Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. O ponto alto das comemorações dos 438 anos da Capital será o concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que tem Santanna, o Cantador, como convidado especial. As apresentações musicais da noite começam às 20h, na Praça do Povo, mas antes, a partir das 18h, tem início a Feirinha Cultural, com artesanato, brechó, gastronomia e variedades.

A primeira atração será a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que terá a participação das cantoras Helayne Cristini, Bella Raiane e Maria Kamila. Em seguida, será a vez do concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba e Santanna, com regência do maestro Luiz Carlos Durier. A noite será encerrada com o DJ Furmiga Dub, com sua rabeca e seu set repleto de influências da cultura popular.

- Continua depois da Publicidade -

A entrada é gratuita, mas as pessoas interessadas em ver de perto essa homenagem à capital podem participar da campanha em benefício de instituições carentes levando 1kg de alimento não perecível.

O concerto – Como já tem se tornado tradição, a Orquestra Sinfônica da Paraíba se une a convidados especiais para celebrar o aniversário da cidade de João Pessoa, como forma de enaltecer a cultura e as raízes paraibanas e nordestinas. Já foram convidados para a celebração Zélia Duncan e Maria Juliana (2015), Zé Ramalho (2016), Cátia de França e Nathália Bellar (2017), Chico César (2018), Paralamas do Sucesso, Genival Lacerda, João Lacerda, Lívia Valéria e Thallyson Ramos (2019) e Cátia de França (2022).

Este ano, o cantador cearense Santanna vai abrilhantar a festa, mostrando um repertório de clássicos paraibanos e nordestinos. As músicas que serão cantadas por ele neste concerto são bem conhecidas do público, como Paraíba Joia Rara, Tareco e Mariola, Tocando em Frente, A Natureza das Coisas, Ai que Saudade D’Ocê, Me Dá meu Coração, Mensageiro Beija Flor, Lápis de Cor, Tamborete de Forró e Ana Maria. A orquestra tocará ainda Seleção Luiz Gonzaga, Seleção de Xotes, Suíte Nordestina e Meu Sublime Torrão, todas com arranjos do Maestro Duda.

“Cantar junto com a Orquestra Sinfônica da Paraíba pra mim é uma novidade”, disse Santanna. “É a primeira vez que eu desfruto desse prazer de estar irmanado com grandes músicos, grandes maestros. Então, para mim vai ser um momento sublime e eu estou esperançoso que dê tudo certo, que agrade, que é importante demais agradar. Como dizia o poeta Abel Fraga, é melhor você cair na graça do que ser engraçado. Então, eu estou com uma expectativa muito grande. Eu espero que dê tudo certo e espero que haja uma contribuição do público, no apoio nessa nova missão que a gente tá cumprindo. É um prazer muito grande, me sinto lisonjeado em poder participar”, completou.

O maestro Luiz Carlos Durier também acredita que o público que vai estar na Praça do Povo vai presenciar um grande concerto. “A nossa expectativa é manter a tradição da OSPB de celebrar com o povo da Paraíba essa data tão significativa em nossa história, com a participação do público da nossa cidade, aqui no Espaço Cultural, além de interagir com Santanna, o convidado da orquestra que abrilhantará ainda mais essa noite festiva”, observou.

Santanna, o Cantador – É um artista nordestino seguidor de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, nascido em Juazeiro do Norte (CE). Descende de família de artistas e teve na sua infância a influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras, do canto das rezadeiras e, finalmente, do canto dos cantadores violeiros e emboladores.

Em 1984, veio conhecer Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, de quem se tornou amigo particular. A admiração pelo Rei transformou-se em grande amizade. Participou de vários shows seus, fazendo a abertura e, em seguida, fazendo vocal. Tornou-se cantor profissional em 1992. Gravou oito CDs e um DVDs, e fez shows em todo o país.

Sua proposta musical de compromisso com o povo nordestino é decantar o Nordeste no seu lado positivo e autossuficiente, principalmente no que concerne à inteligência emocional do seu povo; abordar o tema motivacional nas canções com o intuito de ajudar a soerguer a autoestima do ouvinte, principalmente, o nordestino; e decantar músicas cuja poesia de boa qualidade seja bem aceita pelo ouvido e alma femininos, uma vez que foi a mulher a grande edificadora da nação nordestina. Santanna é cantor, compositor, intérprete e declamador.

OSBN – A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste foi idealizada pela Associação Cultural Balaio Nordeste. Há 12 anos vem se firmando como um dos produtos culturais mais genuínos e expressivos da música nordestina, e conta, na sua formação atual, com 15 integrantes fixos, tendo a frente o maestro Lucilio. O grupo se inspira em produções de grandes nomes da música nordestina e brasileira como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Dominguinhos, Accioly Neto e Flávio José.

No repertório, também estão presentes canções de artistas como Chico César e Zé Ramalho, levando o público a cantar e dançar ao som de cirandas, coco de roda, baião, xote, e muito forró. A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste já se apresentou em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia e Pernambuco, e no exterior. Na França, participou do maior festival de acordeon do país, “Le Printemps des Bretelles”, e no Peru, se apresentou no festival Festifolcor.

Na sua trajetória artística, há a gravação do DVD “Orquestra Sanfônica em Ritmos de Nordeste” com a participação de artistas renomados como Irah Caldeira, Pinto do Acordeon, Cezzinha e Silvério Pessoa.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui