A mentira de Goebbels desmascarada pela verdade da história

-

Por Valter Nogueira

“Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”. A equivocada frase foi dita pelo infame ministro da propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels, com o objetivo de enganar as massas para transformar o ditador Adolf Hitler em “mito”.

- Continua depois da Publicidade -

A frase de Goebbels é uma mentira, posto que a mentira dita mil vezes pode até enganar muita gente, mas nem todo mundo. E não engana por muito tempo, visto que a verdade sempre vem à tona.

Nunca é demais recorrer à história para saber que a frase foi fruto de um governo de extrema direita, que estabeleceu um regime de exceção na Alemanha, realidade que, ao final, levou o país à ruína.

Hitler chegou ao poder por vias democráticas, mas, como todo predador, ao atingir o seu objetivo, tratou logo de exterminar a democracia. Assim, o Führer deu um golpe e instalou um regime autocrático em seu país.

Na autocracia o poder do líder é absoluto e ilimitado, e o governo acaba por ter suas políticas confundidas com as ações pessoais do autocrata, como uma personalização do poder.

Voltando ao senhor Goebbels, confira outra infame frase por ele proferida:

“Enfiar na cabeça dura das massas a devoção a Hitler, como o Deus da nova Alemanha, tornou-se o meu objetivo único.”

Bumerangue

Assim como a moda – que vai e volta, tipo efeito bumerangue –, falsos líderes aparecem de quando em vez para desequilibrar a ordem vigente de um país a partir de ameaças às instituições democráticas. No entanto, como são medíocres, não prosperam. Assim revela a história!

Reflexão

A frase de Goebbels nos leva a refletir sobre as funções das mentiras ou notícias falsas tão disseminadas no governo do então presidente Jair Bolsonaro. Este sequer foi autêntico, visto que imitou os infames já defenestrados pela história, a exemplo de Goebbels, com as mentiras, e de Mussolini, com as motociatas.

No governo Bolsonaro, as mentiras que se apresentavam nas mídias sociais seguiam a mesma linha propagandística de Goebbels; fazia o uso da glorificação da violência e da discriminação das minorias.

Um breve histórico das mentiras nazifascistas mostra que elas estavam ancoradas na fé e no mito, que serviam às neuroses e psicoses de seus líderes.

Em tempo

Em tempo, a sociedade se organizou para contraditar as fakes News, todas desmentidas pela ciência e pelo jornalismo sério.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui