Este domingo (28) é o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Aproximadamente 71,6 mil estudantes devem realizar as provas que terão questões objetivas de matemática e ciências da natureza.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h e as provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 18h30.
Além da máscara de proteção facial, é obrigatório levar documento de identificação original com foto. Não são aceitos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade (RG), Carteira de Motorista (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.
O estudante não pode esquecer também de levar a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso. No Enem digital, ela poderá ser usada para fazer anotações na folha de rascunho. Não é permitido o uso de lápis ou borracha.
É recomendado também que se leve o cartão de confirmação da inscrição. Nele contém o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.
Os participantes devem levar lanche e água, pois as provas têm uma duração longa.
Faltosos
Cerca de 93,4 mil estudantes se inscreveram no Enem 2021 na Paraíba, porém, mais de 21 mil faltaram ao primeiro dia de provas.
Estudantes que não puderam comparecer por estarem acometidos por doenças infecciosas terão direito a reaplicação da prova nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. O período para pedir a reaplicação é de 29 de novembro a 3 de dezembro.
O participante que faltou ao primeiro dia de aplicação do Enem por motivos que não se enquadram nas condições de reaplicação listadas no edital do exame pode fazer as provas deste domingo (28), no entanto, o exame servirá apenas como autoavaliação de conhecimento. Se o participante for isento do pagamento de taxa, o Inep orienta que ele participe do segundo dia de provas para que consiga isenção no Enem 2022.