Evento de apoio a Bolsonaro no Rio “flopou”

-

Por Valter Nogueira

Imagem: captura de tela/Canal Uol/Youtube

- Continua depois da Publicidade -

A manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro reuniu menos gente do que o esperado. É o que revela imagens aéreas do ato, realizado na orla da cidade do Rio de Janeiro, neste domingo (21).  Ao que tudo parece, o evento “flopou” – gíria para dizer que algo fracassou.

Informações preliminares dão conta de que pouco mais de 32 mil pessoas compareceram ao evento.

Reportagem publicada no portal Carta Capital, e em outros meios de comunicação de renome nacional, informa que a estimativa de público partiu do Monitor do Debate Político, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, coordenado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto.

De acordo com o Monitor, às 12h, no pico do ato, a contagem do grupo registrou 32.750 pessoas. Se comparado ao ato em São Paulo, Bolsonaro conseguiu menos da metade do público. Os especialistas chegaram a esses números por meio de fotos aéreas e com o auxílio de um software.

O cálculo foi feito com base no método Point to Point Network (P2PNet), algoritmo que identifica o número de cabeças em fotos aéreas tiradas por drones.

A equipe tirou 35 fotos a cada rodada, entre às 10h e às 12h30, nove das quais foram selecionadas de forma a cobrir a extensão do ato, sem sobreposição.

O ato contou com a presença de parlamentares e governadores. Como esperado, o discurso de Bolsonaro foi marcado por ataques ao Judiciário, ao PT, ao presidente Lula e, também, por elogios a Elon Musk.

Resumo

Parece que o ex-presidente vem perdendo adeptos, paulatinamente. No evento de hoje, nada comparado ao público registrado em São Paulo em fevereiro deste ano.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui